Subtraction-3.svg

Entenda mais sobre

Mioma

O Mioma é um tumor benigno que pode se desenvolver dentro ou fora do útero, em formatos múltiplos ou único. Tipicamente feminino, o que se desenvolve no útero atinge cerca de 50% das mulheres em idade entre 30 e 50 anos.

Em algumas pacientes, os sintomas mais comuns são: sangramento excessivo durante a menstruação ou em períodos irregulares e dor na pelve e no abdômen.

Visite o nosso Blog e fique por dentro das nossas novidades!

Diagnóstico

Na maioria das vezes o mioma é descoberto em exames de rotina, podendo ser suspeitado pelo aumento do tamanho do abdômen (muitas mulheres pensam apenas que engordaram ou que estão grávidas).

O principal exame utilizado é a ultrassonografia (indolor), que também identifica onde o mioma está.

Existem quatro tipos de miomas, nomeados de acordo com sua localização:

Submucosos

Aparecem no interior do útero, podendo provocar sangramento abundante e anemia.

Intramurais

Desenvolvem-se no meio da parede uterina, provocando cólicas.

Subserosos

Surgem na parte externa do útero, cujo principal sintoma é percebido quando começam a comprimir outros órgãos, como o intestino.

Pediculados

Podem ser confundidos com tumores ovarianos e são ligados ao útero apenas por um tecido chamado pedículo.

LEIA TAMBÉM: Secagem de vasinhos

LEIA TAMBÉM: Laser varizes

Medicamentos

Seu uso é aconselhado para diminuir os sintomas, ou seja, não acabará com os tumores, apenas diminuirá o mal estar. Podem ser à base de hormônios, como os anticoncepcionais orais, anti-inflamatórios ou antifibrinolíticos, para diminuir o sangramento e as cólicas.

Histerectomia

Cirurgia utilizada para retirar o útero. O principal benefício é ser algo definitivo, porém não é indicada para mulheres que ainda querem ter filhos ou que desejam manter o útero.

Miomectomia

Cirurgia de retirada do mioma, preservando o útero. A anatomia do órgão é restabelecida e os sintomas diminuem. Indicada para mulheres que desejam preservar a fertilidade, contudo nem sempre é possível ser realizada.

Embolização

Cirurgia minimamente invasiva realizada por meio de um cateter introduzido na virilha, que é direcionado às artérias uterinas, responsáveis por nutrir o mioma, e injeta-se uma substância para bloquear a alimentação do tumor. Indicado para mulheres que desejam manter a fertilidade.

Conheça o perfil profissional do cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail