4.4/5 - (5 votes)
Subtraction-3.svg

Entenda mais sobre

Varizes

Varizes são dilatações ou tortuosidades das veias do corpo humano. As mais comuns são as dos membros inferiores. Elas retêm mais sangue a uma pressão mais alta, uma vez que suas válvulas não funcionam adequadamente,e isso leva a um acúmulo de sangue na região com inchaço e dores, podendo, inclusive, ocorrer sangramento.

As veias das pernas levam o sangue de volta ao coração após ter irrigado os membros inferiores e as válvulas impedem o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. No entanto, elas podem não funcionar com eficiência e, com isso, o sangue acumula nas veias, provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade, podendo até escurecer a pele e abrir feridas.

As varizes são mais comuns nas mulheres (devido a ação hormonal sobre a parede das veias), em pessoas que permanecem muito tempo em pé e em pessoas que possuem histórico familiar.

Nas mulheres, durante a menstruação e na gravidez, principalmente, os sintomas tendem a piorar.

Visite o nosso Blog e fique por dentro das nossas novidades!

Diagnóstico

Na maioria das vezes, o diagnóstico de varizes pode ser feito apenas com o exame clínico, visualizando as veias superficiais varicosas. Contudo, ele é complementado com um exame de ultrassom doppler para fazer um mapeamento mais detalhado e observar o sistema profundo em busca de alterações.

LEIA TAMBÉM: Secagem de vasinhos

Tratamento

Diversas medidas devem ser tomadas para prevenir o aparecimento de varizes e melhorar os sintomas de quem já as tem:

• Exercícios físicos para os membros inferiores fortalecem as panturrilhas (que são os corações das pernas) e ajudam a bombear o sangue de volta para o coração, impedindo que acumule nas pernas.
  • O uso de meia elástica é muito importante para melhora dos sintomas e prevenção de varizes. No entanto, seu uso deve ser feito apenas com prescrição médica.
  • Evitar ficar longos períodos em pé.

Hoje existem diversos medicamentos que auxiliam no tratamento dos sintomas das varizes, no entanto nenhum trata as veias, ou seja, as fazem desaparecer.

As veias de pequeno calibre, de 1 a 2 mm, os famosos “vasinhos“, são denominadas teleangectasias. Elas causam poucos sintomas, porém incomodam muito as mulheres do ponto de vista estético. Para o tratamento pode ser feita aplicação (secagem dos vasinhos) com laser.

A aplicação de injeções nos vasinhos é chamada de escleroterapia. Neste procedimento é feita a aplicação de glicose hipertônica, ou outros agentes esclerosantes, com agulhas extremamente finas e afiadas para gerar pouca dor. Além disso, ele pode ser realizado no próprio consultório.

Na aplicação de laser são realizados disparos com uma freqüência especifica. Esse procedimento também pode ser realizado no consultório.

As veias de maior calibre são tratadas cirurgicamente, com microincisões para a retirada das veias com agulhas específicas. A recuperação é rápida e as cicatrizes são mínimas, não sendo necessários pontos.

Em alguns casos é preciso realizar o tratamento da veia safena, podendo haver a sua retirada. Contudo, este procedimento tem a desvantagem de ser mais invasivo e ter a recuperação mais lenta, deixando hematomas nas pernas.

Hoje existem tratamentos mais modernos com fechamento da veia safena, sem a necessidade de retirá-la. O endovascular, por exemplo, consiste na introdução de um cateter dentro da veia, promovendo o seu fechamento por meio de energia, seja a laser ou radiofrequência. Além disso, é uma cirurgia minimamente invasiva, com recuperação mais rápida e menos hematoma.

LEIA TAMBÉM: Laser varizes

Conheça o perfil profissional do cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti.