varizes-pelvicas-tratamento-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas

Tenho varizes pélvicas. O que é isso e por que devo operar?

varizes-pelvicas-tratamento-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
As varizes pélvicas são dilatações das veias localizadas na pelve, próximas ao útero, que causam refluxo para os membros inferiores.

Cerca de 10% das pacientes que apresentam varizes nas pernas têm varizes pélvicas. Este número aumenta para até 40% se a mulher teve três ou mais gestações!

LEIA TAMBÉM: Varizes na gravidez

LEIA TAMBÉM: Varizes: muito além da estética, problemas reais de saúde

LEIA TAMBÉM: O seu pai ou a sua mãe tem varizes? Saiba qual o risco de você também ter

O que é isso?

As varizes pélvicas são dilatações das veias localizadas na pelve, próximas ao útero, que causam refluxo para os membros inferiores e geram muitos sintomas, como as varizes nas pernas. Elas são uma das principais causas de reincidência precoce após tratamento.

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, infelizmente os sintomas são frequentemente ignorados ou não associados ao quadro geral da paciente e, com isso, algumas mulheres não são tratadas. “Agravante a isso, muitas possuem medo do procedimento e alguns médicos desconhecem o tratamento”, aleta.

Os sintomas mais comuns das varizes pélvicas são:

• Dor pélvica crônica;
  • Dispareunia (dor na relação sexual);
  • Dismenorreia (dor ao menstruar);
  • Urgência miccional (vontade de urinar, mas sai pouca urina);
  • Varizes em região glútea e próxima à genitália (algumas pacientes chegam a ter varizes na vulva e vagina).

“Algumas pacientes chegam ao consultório com queixa de varizes nas pernas, porém, quando fazemos uma anamnese e exame físico adequado, levantamos facilmente a suspeita de varizes pélvicas. Quando o diagnóstico é confirmado, devemos sempre tratar”, indica o Dr. Daniel Benitti.

Como é realizado o tratamento das varizes pélvicas?

O melhor tratamento para varizes pélvicas consiste na embolização percutânea (cirurgia minimamente invasiva). Para isso, é feita uma punção pela virilha, braço ou pescoço da paciente e é realizada a cateterização das veias dilatadas e insuficientes que geram as varizes, sendo, então, ocluídas com a utilização de molas e agentes esclerosantes. Normalmente a pessoa retorna para casa no mesmo dia ou no dia seguinte, sem nenhum ponto ou necessidade de repouso.

“O tratamento endovascular já é realizado há mais de 10 anos com resultados duradouros e baixo risco de complicações, melhorando a qualidade de vida da mulher”, complementa o Dr. Daniel Benitti.