100 calorias de cerveja são iguais a 100 calorias de castanha?

100 calorias de cerveja são iguais a 100 calorias de castanha?
5 (100%) 4 votes

 

cerveja-castanha-calorias-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
O corpo metaboliza o álcool de maneira diferente dos outros alimentos. (imagem Freepik)

 

Parece uma pegadinha igual a pergunta do que pesa mais: 1kg de chumbo ou 1 kg de algodão? Mas, não é! Quando falamos em calorias, as medidas não são as mesmas. Na verdade. diferem muito. Principalmente se você está querendo perder peso.

O corpo metaboliza o álcool de maneira diferente dos outros alimentos. Noventa por cento do álcool é metabolizado no fígado e isso pode dificultar a perda de peso. Além disso, o corpo reconhece os subprodutos do álcool como algo estranho e potencialmente perigoso, fazendo com que ele trabalhe muito para metabolizar o álcool o mais rápido possível. 

Isso acontece por que o álcool se torna imediatamente a prioridade no metabolismo, enquanto a digestão de alimentos ricos em nutrientes é colocada em segundo plano, aumentando a chance deles serem armazenados em forma de gordura e fazendo com que você ganhe peso.

LEIA TAMBÉM: Quer emagrecer? Conheça uma dica bem fácil que vai te ajudar

LEIA TAMBÉM: Água com limão: 7 motivos para você começar a tomar

LEIA TAMBÉM: Por que é mais difícil para as mulheres perderem peso?

“As castanhas e outras oleaginosas são ricas em selênio (um potente antioxidante natural) que melhora o sistema imunológico, a função da tireóide e diminui o risco de Alzheimer. O consumo desses alimentos é muito benéfico ao organismo, principalmente nas pessoas que têm Lipedema, pois ele ajuda a reduzir a inflamação da gordura, diminuindo a dor e auxiliando no emagrecimento”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e Campinas.

Dessa forma, 100 calorias de cerveja e 100 calorias de castanhas são muito diferentes quando se trata de metabolismo. Isso ocorre porque as castanhas contêm fibras, proteínas, minerais e ômega-3, entre outros nutrientes, o que também as torna melhores para manter o nível de açúcar no sangue e aumentam a saciedade, diminuindo a vontade de comer.

Dica

As castanhas e outras oleaginosas, como nozes, amêndoas e avelã devem ser consumidas sem adição de sal para não atrapalhar os efeitos benéficos.

Gostou dessa informação para deixar o corpo melhor para o verão? Compartilhe!

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.