Alerta! Cirurgia de aneurisma da aorta deveria ser realizada apenas por cirurgiões e hospitais especializados

Apesar de a aorta ter paredes que foram feitas para lidar com a pressão e o alto fluxo de sangue em seu interior, ao longo do tempo, elas podem enfraquecer, causando dilatação, o que é denominado aneurisma. A cirurgia para correção de aneurisma da aorta sofreu uma evolução muito grande graças à cirurgia endovascular. No entanto, os resultados somente são bons quando realizados por cirurgiões experientes e em hospitais equipados para este tipo de cirurgia.

Gordura abdominal aumenta o risco de doença cardiovascular

Barriga de cerveja, pochete, estepe, panceps... Não importa o nome ou o apelido, a quantidade de gordura na barriga (que denomina-se gordura visceral) representa uma ameaça à saúde cardiovascular. Embora as mulheres tenham uma predisposição genética para ter menos gordura abdominal que os homens, quando elas apresentam esta condição, os riscos de doença cardiovascular ficam mais acentuados.

Paciente do “Dr. Bumbum” faleceu por embolia pulmonar. Você sabia que essa é a principal causa de morte em hospitais?

A trombose venosa profunda é caracterizada por um coágulo de sangue que se forma em veias profundas do corpo. Os trombos formados nas veias da coxa e da bacia são mais perigosos do que os formados nas veias abaixo do joelho, já que são maiores e podem se descolar e seguir a corrente sanguínea, chegando até os pulmões. Essa situação é chamada de embolia pulmonar, sendo considerada grave e podendo acarretar, inclusive, na morte do paciente.