Hormônios, trombose e coronavírus: tudo o que você precisa saber

A mortalidade do coronavírus diminuiu muito depois que foi evidenciada a presença de trombose vascular que causava insuficiência respiratória. No entanto, a conexão entre coronavírus e coágulos sanguíneos criou um novo conjunto de preocupações para as mulheres que estão grávidas, tomando anticoncepcionais, fazendo terapia hormonal ou que já tiveram trombose.

Música faz bem para o cérebro?

Não há outro estímulo que envolva tanto o cérebro quanto a música. Ouvir ou criar música desencadeia a liberação de dopamina, uma substância química do cérebro que faz as pessoas se sentirem engajadas e motivadas. Ela conecta, não apenas o sistema auditivo, como muitas outras áreas responsáveis pelo movimento, linguagem, atenção, memória e emoção. Essa ativação global acontece quando você escuta uma música, toca um instrumento ou canta – mesmo informalmente no carro ou no chuveiro.

Temos muitos feriados pela frente! Como viajar sem correr riscos?

Você adiou as férias e cancelou viagens, mas não consegue mais lutar contra este desejo. Você precisa ir para algum lugar - qualquer lugar, mesmo que seja apenas uma ou duas horas de distância de casa. E, mesmo que você não vá a lugar algum agora, você sabe que viajar pode fazer parte do seu futuro próximo. Independentemente de quando e onde, uma coisa é certa: este ano você precisará levar em consideração que ainda estamos vivendo uma pandemia.

A difícil arte de ser médico em tempos de pandemia

Muitas incertezas, cargas horárias de trabalho acima do recomendado, frustrações e decepções contribuem para uma ansiedade e depressão alta entre médicos. Médicos de todas as especialidades que estão trabalhando atendem diversos pacientes com muitos sintomas que podem ser associados ao coronavírus. Isso aumenta o estresse do dia-a-dia devido ao medo de ser infectado por um vírus contagioso e potencialmente mortal.

Por que ler o rótulo é fundamental para se alimentar bem?

A má alimentação é um dos principais fatores que contribuem para a morte e doenças crônicas no mundo. Dietas não saudáveis, caracterizadas pelo consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas, aumentam o risco de obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras doenças crônicas, como o Lipedema. Muitos desses malefícios podem ser evitados se você ler o rótulo dos produtos.

Ontem foi o dia mundial da prevenção da trombose venosa profunda: saiba mais sobre esta doença

A trombose venosa profunda é um coágulo de sangue que se forma em veias profundas do corpo, em sua maioria nas pernas e no quadril, podendo ocorrer em outras partes do corpo. Os trombos formados nas veias da coxa e da bacia são mais perigosos do que nas veias abaixo do joelho. Eles podem se descolar da parede da veia e seguir pela corrente sanguínea, chegando até os pulmões.