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4 opções para comer à noite e não estragar a dieta

 

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Os lanches noturnos são grandes sabotadores de uma dieta saudável.

 

Sem dúvida comer é um dos maiores prazeres da vida. No entanto, devemos tomar cuidado para a alimentação não se tornar uma fonte de inflamação, que irá acarretar excesso de peso. Quem nunca comeu pipoca ou biscoitos enquanto relaxava no sofá? Mas, alguns lanches não são tão saudáveis quanto você pensa e podem prejudicar a sua dieta se você não tomar cuidado. Inclusive, esse cuidado deve ser ainda maior ao comer à noite, pois os lanches noturnos são grandes sabotadores de uma dieta saudável.

4 opções para comer a noite sem se arrepender

1.Chocolate amargo com damascos secos e chá

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O chá deve ser descafeinado e você pode colocar um respingo de leite de amêndoa sem açúcar para tirar o amargo do chá sem açúcar. Combine-o com um quadradinho de chocolate amargo de cacau 70% ou mais, que tem pouca caloria e menos açúcar, e três damascos secos. (o chocolate amargo tem muito menos açúcar do que o chocolate ao leite e possui mais flavonóides, que protegem as células do estresse oxidativo)

“O sabor intenso do chocolate amargo satisfaz o desejo por doces e não deixa com mais desejo, como faria uma barra de chocolate. Além disso, o chocolate contém triptofano que é o precursor da serotonina e melatonina que irão auxiliar na qualidade de vida e do sono. Se o chá for de cereja, a combinação é perfeita”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

Os damascos secos fornecem um pouco de potássio como bônus. Além disso, o sabor dos damascos e do chocolate amargo se complementam.

2.Manteiga ou creme de amêndoas

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Outra opção deliciosa de lanche é uma colher de manteiga de amêndoa direto do freezer. Para preparar esse lanche farto, coloque manteiga de amêndoa sem açúcar em uma colher comum, cubra com papel manteiga e coloque no congelador.

Quando surge uma compulsão noturna, ele a preenche com gorduras monoinsaturadas saudáveis, sem os carboidratos que você encontraria nos doces. Se você deseja algo mais doce, jogue algumas gotas de chocolate amargo na manteiga de amêndoa.

3.Grão-de-bico torrado

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Enxágue e escorra bem uma lata de grão de bico e depois seque. Adicione uma colher de sopa de azeite e uma pitada de cominho, pimenta em pó, alho em pó e pimenta caiena. Misture bem. Espalhe em uma única camada em uma assadeira e leve ao forno a 200ºC até ficar crocante, ou cerca de 20 minutos. Uma lata de grão de bico rende 4 porções (120 calorias por porção).

4.Fatias de maçã turbinadas e chá de ervas

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Quem disse que comer maçãs tem que ser chato? É hora de ser criativa. Cubra as fatias de maçã com uma pasta feita de abóbora, manteiga de caju, coco, sementes de chia, semente de linhaça moída e canela.

Isso acerta os desejos ao mesmo tempo em que fornece uma rica fonte de gorduras saudáveis para o coração. As gorduras saudáveis são o lanche noturno perfeito, porque ajudam a aumentar os níveis de serotonina. Isso contribui para um sono melhor, ao mesmo tempo que reduz os seus desejos de açúcar. 

Nada combina melhor com maçãs do que chá de ervas. Beba um pouco de chá de açafrão, de canela ou de frutas vermelhas com especiarias peruanas com leite de amêndoa sem açúcar ou leite de coco como creme.

A próxima vez que você tiver vontade de comer calorias à noite, considere estas opções. Elas vão nutrir o seu corpo sem prejudicar a sua dieta.

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Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

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