6 sinais de que você está fora do equilíbrio e que o seu trabalho não está te fazendo bem

6 sinais de que você está fora do equilíbrio e que o seu trabalho não está te fazendo bem
5 (100%) 1 vote

 

equilibrio-trabalh-estresse-stress-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Você está trabalhando mais e mais horas e não pode tirar uma folga sem receber chamadas, textos e e-mails do trabalho.? Ligue o sinal de alerta! (imagem: COOP)

 

Esse ano foi difícil para muitas pessoas, tanto pela parte de polarização política, quanto pela econômica, gerando dificuldades no trabalho e momentos estressantes.

Os projetos estão se acumulando, você está levando trabalho para casa e para fazer aos fins de semana e as suas metas são inatingíveis? É hora de reavaliar o  equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal e fazer algumas mudanças saudáveis para evitar o desgaste do trabalho.

Mas, como saber quando é hora de examinar como o  trabalho se encaixa na sua vida?

“É muito difícil saber se o trabalho está em harmonia com a vida, ainda mais em momentos de crise econômica, como o qual estamos passando agora. Contudo, é muito importante saber fazer essa identificação, pois muitas pessoas estão adoecendo e não estão percebendo. Afinal, não adianta ganhar trabalho e dinheiro, se isso custar a sua saúde”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

LEIA TAMBÉM: É mulher e tem estresse no trabalho? Conheça os riscos de sofrer um AVC

LEIA TAMBÉM: Estresse e preocupações excessivas? Você pode estar com transtorno de ansiedade generalizada

LEIA TAMBÉM: Você sabe o que significa “fadiga adrenal”?

Confira abaixo 6 indicadores de que algo não está bem:

  1.  Você para de cuidar do seu corpo.

Você está com dificuldade para dormir e fica acordada até tarde. Fica o dia inteiro em uma cadeira e não se exercita. A sua alimentação é baseada em produtos congelados ou prontos e algumas refeições você esquece ou pula. Você está com uma dorzinha incômoda ou preocupação com a saúde, mas não tem tempo para ir ao médico.

  1. Sua saúde mental está piorando.

Você começou a perceber sinais de ansiedade ou depressão. Está com raiva ou irritada. Você pode inclusive sentir medo, inquietação, desesperança, ataques de pânico, alterações de humor e, talvez, até pensamentos de suicídio.

  1. Você não se importa mais.

Seu trabalho não tem mais o mesmo significado. Você não se sente mais conectada aos seus colegas ou clientes e está apenas deixando os dias passarem.

  1. Você se sente incompetente.

Não importa o que você faça, parece que não é o suficiente. Você está sempre atrasada e a qualidade do seu trabalho está prejudicada. Você se preocupa constantemente com o seu desempenho e tem medo de ser demitida.

  1. Você não sabe mais o que é estar em casa ou no trabalho.

Você está trabalhando mais e mais horas. Você não pode tirar uma folga sem receber chamadas, textos e e-mails do trabalho. Você sente que precisa estar disponível o tempo todo.

  1. Você se sente sozinha.

Embora você viva no meio de pessoas o tempo todo e esteja constantemente conectada eletronicamente, você não tem mais tempo ou energia para interagir com a família ou com os amigos.

Dicas

Se algum ou alguns desses sinais estão presentes no seu dia-a-dia, não se desespere. Sugerimos abaixo algumas dicas para recuperar o seu equilíbrio.

  • Desconecte-se quando estiver em casa. “Desligue o celular. Não precisamos estar disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana”, indica o Dr. Daniel Benitti. Verificar e responder constantemente mensagens aumenta os níveis de estresse, dificulta a relação familiar e afeta negativamente o sono.
  • Seja mais eficiente no trabalho. Concentre-se em uma tarefa por vez e termine-a. Não tente fazer várias coisas ao mesmo tempo. Desligue o telefone sempre que possível para minimizar as distrações.
  • Cuide-se! Tome a decisão de reservar um tempo para atividade física: 30 minutinhos. Escolha e planeje refeições nutritivas e passe um tempo com amigos e familiares toda semana. Faça dessas simples coisas, a sua prioridade.

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.