alimentacao-no-frio-para-hidratacao-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

No frio você bebe menos água? Conheça 7 alimentos que são ricos em nutrientes e ainda ajudam na sua hidratação

 

alimentacao-no-frio-para-hidratacao-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
Muitos alimentos apresentam um alto teor de água. Consumi-los te ajudará a se manter bem hidratada no frio.

 

O frio chegou com tudo e neste período acabamos bebendo menos água. No entanto, precisamos sempre manter o nosso corpo muito bem hidratado para poder fazer o maquinário celular funcionar em perfeita harmonia e poder tirar as toxinas do corpo deixando-as na forma mais fluida possível. Contudo, não é somente tomando água que mantemos o nosso corpo hidratado. Muitos alimentos ricos em água e com muitos nutrientes podem te ajudar a se manter bem hidratada.

7 alimentos ricos em água

1 Pepino

alimentos-ricos-em-agua-pepino-dr-daniel-benitti
Alimentos ricos em água: primeiro lugar – pepino.

Hidrate e reabasteça a sua pele com pepinos frescos. Além de conter 95% de água, os pepinos são ricos em compostos antiinflamatórios que ajudam a remover os resíduos do corpo e a reduzir a irritação da pele. Estudos sugerem que os pepinos promovem a atividade anti-rugas e anti-envelhecimento. Você pode encontrá-los no mercado de produtores locais ou na mercearia local. Dica: congele fatias de pepino e coloque na pele sob os olhos por 10-15 minutos para aliviar a vermelhidão e o inchaço à noite.

2 Aipo

alimentos-ricos-em-agua-aipo-dr-daniel-benitti
Alimentos ricos em água: segundo lugar – aipo.

Este vegetal fibroso irá satisfazer o seu desejo por crocante. Além disso, o aipo também apresenta 95% de água. Você pode se sentir bem comendo aipo por causa de sua baixa contagem de calorias e alto valor em vitamina K, folato e potássio. Além do mais, o suco de aipo contém muitas vitaminas e minerais, incluindo:

  • Cálcio: 94,4mg (7% do valor diário).
  • Magnésio: 26 mg (6% do valor diário).
  • Fósforo: 56,6 mg (5% do valor diário).
  • Sódio: 189 mg (8% do valor diário).
  • Vitamina A: 51,9 mcg (6% do valor diário).
  • Vitamina B-6: 0,175 mg (10% do valor diário).
  • Vitamina C: 7,32 mg (8% do valor diário).
  • Vitamina K: 69,1 mcg (58% do valor diário).

“Beber o aipo em forma de suco permite que você consuma muito mais vegetais, ou seja, maiores quantidades de nutrientes e vitaminas do que se estivesse apenas mastigando um talo. Experimentar no suco detox ajuda a começar bem o dia”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

3 Alface americana

alimentos-ricos-em-agua-alface-dr-daniel-benitti
Alimentos ricos em água: terceiro lugar – alface americana.

A alface americana também contém 95% de água. Isso a torna uma boa base hidratante para a sua salada diária. No entanto, a alface americana não tem tanto impacto quanto outras verduras folhosas. Se você preferir os benefícios saudáveis para o coração das folhas verdes, o espinafre é uma boa alternativa com 91% de água.

4 Abobrinha

alimentos-ricos-em-agua-abobrinha-dr-daniel-benitti
Alimentos ricos em água: quarto lugar – abobrinha.

Como os seus parentes nas famílias do pepino e do melão, esta popular abóbora tem um alto teor de água, quase 95%. Melhor ainda, as abobrinhas contêm antioxidantes como beta-caroteno, luteína e zeaxantina. Esses dois últimos são especialmente importantes para a saúde dos olhos e desinflamação das mitocôndrias.

5 Melancia

alimentos-ricos-em-agua-melancia-dr-daniel-benitti
Alimentos ricos em água: quinto lugar – melancia.

Certamente foi o primeiro alimento rico em água que você pensou e estava achando estranho ainda não ter encontrado por aqui. A polpa da melancia contém 91% de água. Além disso, a melancia contém licopeno em abundância, que pode ajudar a proteger as células dos danos do sol e melhorar sua tez.

6 Morangos

alimentos-ricos-em-agua-morango-dr-daniel-benitti
Alimentos ricos em água: sexto lugar – morango.

Chegou a temporada dos morangos e, por isso, é hora de aproveitar. Mas, os benefícios dos morangos vão além do sabor e do teor de água de 91%. Eles fornecem uma rica fonte de flavonóides, compostos associados à melhoria da função cognitiva. Um estudo associou a ingestão de mais frutas vermelhas ao envelhecimento cognitivo retardado de até 2,5 anos.

7 Couve-flor

alimentos-ricos-em-agua-couve-flor-dr-daniel-benitti
Alimentos ricos em água: sétimo lugar – couve-flor.

A couve-flor contém 92% de água. Surpresa?! Além disso, é rica em vitamina C, vitamina K e outros produtos essenciais. Couve-flor e outros vegetais crucíferos contêm nutrientes que podem ajudar a diminuir o colesterol e o risco de câncer. Experimente purê como substituto do purê de batata. Você vai se surpreender!

LEIA TAMBÉM: 7 alimentos que você deveria comer diariamente

LEIA TAMBÉM: 3 tipos de alimentos que você deve evitar e por quê

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.