7 dicas para cortar o sal da alimentação

7 dicas para cortar o sal da alimentação
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Reduzir a ingestão de sal ajuda no tratamento da pressão arterial, além de melhorar a celulite e o lipedema.

 

Se você já ouviu as palavras “corte o sal” do seu médico, talvez esteja se perguntando “por onde devo começar?”. Afinal, ele é parte constante da dieta dos brasileiros, especialmente em alimentos prontos e restaurantes.

O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, explica que reduzir a ingestão de sal é fundamental para o tratamento da pressão arterial, além de melhorar a celulite e o lipedema. “O ideal é ingerir apenas 2g por dia”, alerta.

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Abaixo ele dá 7 dicas para ajudar a ter um controle adequado da ingestão de sódio. Confira!

  1. Leia o rótulo
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Atente-se às informações de sódio nos rótulos.

Procure na embalagem as “Informações Nutricionais” antes de comprar qualquer alimento. Dê preferência aos produtos com baixo teor ou sem sódio. Lembre-se de somar a quantidade total de cada composto com sódio, como o bicarbonato de sódio, por exemplo.

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  1. Prefira alimentos frescos
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Opte sempre pelos produtos frescos.

Em vez de produtos processados, use ingredientes frescos ou congelados. Se você comprar itens pré-preparados, certifique-se de que eles digam “sem adição de sódio”.

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  1. Ajuste suas receitas
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Diferentes temperos podem substituir o sal.

Gosta de cozinhar? Aproveite para eliminar ou reduzir a quantidade de sal. Afinal, ele pode ser removido de qualquer receita. Para isso, experimente outros temperos para compensar o sabor.

  1. Cozinhe em casa
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Prepare a sua própria comida e maneire no sal.

Evite alimentos de supermercados, como sopas, salgados, massas, arroz ou risoto prontos, jantares congelados, cereais instantâneos e misturas de molhos. Eles estão carregados de sal.

  1. Defina um limite para alimentos prontos
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Coma no máximo um alimento pronto por dia.

Se você não tiver tempo para cozinhar e precisar comer refeições prontas, escolha entre pratos congelados caseiros que não contenham mais que 600 a 800mg de sódio. Mas limite-se a uma refeição por dia.

  1. Cheque seus temperos
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Atente-se aos temperos que está usando.

Se você quiser experimentar temperos para substituir o sal, verifique o rótulo para confirmar que ele não é um dos ingredientes. Muitas misturas prontas contém bastante sódio.

  1. Não desista
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Coma bem e pratique atividades físicas.

Se você tem pressão alta ou insuficiência cardíaca, os próximos passos serão iniciar uma dieta com baixo teor de gordura, diminuir o tamanho das porções e praticar mais atividades físicas. A perda de peso e o exercício terão um impacto significativo na saúde do seu coração.

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Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

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