manter-calma-dicas-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

7 dicas para manter a calma e enfrentar as dificuldades diárias

7 dicas para manter a calma e enfrentar as dificuldades diárias
5 (100%) 3 votes

 

 

Saiba como ter a paciência e o autocontrole do gatinho do vídeo abaixo!

 

manter-calma-dicas-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A paciência é uma habilidade que todos podem desenvolver e fortalecer. (imagem Freepik)

 

Este momento de isolamento não está fácil para ninguém. Para quem tem filhos, a paciência nunca foi tão importante.

Sua filha leva uma eternidade para colocar os sapatos. A pessoa à sua frente no drive-thru tem dificuldade para fazer o pedido. Chegou um novo boleto. Recebe um SMS pedindo para ficar em casa. Você está fazendo o trabalho no computador, ele começa a rodar a atualização e fica muito lento. Você vai imprimir algo e a impressora está sem papel. O arroz acabou de queimar…

 

Os pequenos e grandes aborrecimentos da vida fazem você sentir vontade de explodir?

Sabemos que os aborrecimentos não vão desaparecer e que neste momento eles são ainda maiores. Ou seja, talvez seja hora de cultivar mais paciência.

LEIA TAMBÉM: Saiba como fazer a respiração diafragmática que melhora a ansiedade

LEIA TAMBÉM: Uma nova Era para a medicina mente-corpo

LEIA TAMBÉM: Yoga: por que começar a fazer, principalmente se você tiver Lipedema?

Como ter mais paciência?

Ao contrário do que você acredita, a paciência não é apenas o domínio dos professores e santos do jardim de infância. É uma habilidade que todos podem desenvolver e fortalecer.

“Ninguém nasce andando, falando ou dançando. Algumas pessoas são naturalmente melhores em alguma atividade do que outras, mas todos podem melhorar com a prática. Em relação à paciência e ao autocontrole é a mesma coisa”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

Se você já vinha sentindo que está se tornando menos paciente nos últimos anos, você não está sozinha.

As mudanças culturais, principalmente no que diz respeito à tecnologia, nos levaram a esperar gratificação imediata, curtidas e comentários.

Quando queremos ler um livro, ouvir uma determinada música ou assistir a uma série de TV, na maioria das vezes essas coisas estão a apenas alguns cliques de distância.

Mas, você lembra quando demorava um final de semana para baixar uma música ou quando ficávamos esperando o dia inteiro para gravar uma música no rádio?

Hoje, as refeições e as compras de supermercado, por exemplo, podem aparecer à nossa porta em um piscar de olhos. Ou seja, a maioria das coisas estão disponíveis para nós quase que instantaneamente.

Contudo, isso é uma péssima notícia quando se trata da nossa capacidade de esperar pacientemente. Até por que, as nossas expectativas aumentaram e o nosso nível de paciência diminuiu.

Então, como você pode fortalecer a paciência como fortalecemos os nossos músculos? 

Para isso, é necessário passar por momentos desconfortáveis.

Pronta para essa tarefa? Veja abaixo o que você precisa para se tornar uma pessoa mais paciente:

  1. Pratique a atenção plena (mindfulness)

Esteja no momento presente, sem julgar. Simplesmente sente-se em silêncio e observe a respiração. Perceba o que a distrai e volte à consciência da respiração.

  1. Tente aceitar suas circunstâncias atuais

Isso pode significar estar confinada em casa, no trânsito ou no trabalho que você odeia. Mas, não significa que você não deva tentar mudar as coisas, se precisar. Significa apenas aceitar sua experiência no momento, por ser exatamente o que é, mesmo que seja desagradável.

  1. Crie ativamente uma tolerância para passar por um momento desconfortável

Deixe outras pessoas irem na sua frente na fila ou no trânsito. Resista ao desejo de coçar uma coceira. Não deixe qualquer coisa fazer você verificar o seu telefone. Desligue os alertas não importantes.

  1. Quando você estiver se sentindo acelerada, desacelere conscientemente

Você não precisa ficar no 220V o tempo todo. Saiba que você pode escolher ir devagar. Em nossa cultura que preza pela velocidade, saiba que também há valor a ser obtido lentamente. Estudos mostram que pessoas que comem rápido e andam rápido morrem mais cedo!

  1. Divirta-se

Permita-se agir como uma criança às vezes. Cante pela casa, seja boba e ria. Nada é mais bonito do que um sorriso! Além disso, rir ativa os linfáticos do corpo. Tente ativamente se levar menos a sério.

  1. Deixe acontecer

Não podemos consertar tudo. Algumas coisas simplesmente fogem do nosso controle. Não importa se é um projeto de trabalho, um problema em seu relacionamento ou algo em sua casa que está literalmente quebrado. Resista ao desejo de consertar tudo imediatamente.

  1. Escute mais do que fala

Ouça atentamente o que os membros da família ou outras pessoas estão dizendo. Concentre-se na compreensão, em vez de formular sua resposta.

Lembre-se!

Não vai ser fácil nem rápido aumentar a sua paciência. Mas, com a prática diária, você pode se sentir mais calma, menos cansada e mais disposta a dar aos outros o benefício da dúvida, talvez até se dar um tempo de vez em quando.

LEIA TAMBÉM: Dificuldade para dormir? Tente estas dicas antes de usar remédio tarja preta

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para melhorar o seu sistema imunológico

LEIA TAMBÉM: O estresse pode fazer você engordar?

LEIA TAMBÉM: Coronavírus e as consequências do isolamento

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.