7 dicas para melhorar a sua imagem corporal

7 dicas para melhorar a sua imagem corporal
5 (100%) 4 votes

 

 

Pequenos ajustes podem te ajudar muito!

 

dicas-para-melhorar-imagem-corporal-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Uma boa maneira de começar o dia é conversando com si mesma: elogie o seu corpo!

 

Quando você se olha no espelho ou se vê em uma foto que um amigo postou nas redes sociais, que pensamentos vêm imediatamente à sua mente? Eles são geralmente positivos, como “estou bonita!” ou negativos, como “nossa, estou horrível!”?

Se eles são positivos, isso é ótimo! Mas, se não, saiba que você não está sozinha. Muitos de nós lutam para se sentirem felizes com a aparência, especialmente quando se trata dos nossos corpos.

Enquanto envelhecer pode trazer um certo senso de autoaceitação e uma capacidade de rejeição aos ideais de beleza irreais impostos pela sociedade, o envelhecimento também traz um novo conjunto de desafios à autoestima, principalmente após a maternidade.

“É muito difícil para a maioria das pessoas se amar do jeito que são. Somos rodeados por anúncios e mais anúncios de produtos e dietas para corpos perfeitos. Todas essas mensagens podem ser desencorajadoras. Mas, fazer alguns ajustes nos seus padrões de pensamento pode te ajudar a voltar ao caminho de uma imagem corporal positiva”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

LEIA TAMBÉM: Como identificar os sinais do corpo sobre a sua saúde?

Confira abaixo algumas dicas que irão te ajudar a construir uma imagem corporal melhor!

1.Elogie-se

Uma boa maneira de começar o dia é conversando com si mesma. Elogie o seu corpo e, em vez de procurar defeitos na sua aparência, tente reconhecer e apreciar as coisas incríveis que ele faz diariamente por você!

LEIA TAMBÉM: Estudos mostram que a gratidão melhora a saúde

2.Registre os seus pontos positivos

Aqui está uma pequena tarefa: escreva cinco coisas que você ama na sua personalidade. Fácil né?

Depois disso, liste cinco coisas que você ama no seu corpo. Essa tarefa não vai ser tão fácil. Mas, todo mundo tem o seu ponto forte. Valorize-o! Colocar os seus sentimentos em palavras escritas (à moda antiga) ajuda a processar e memorizar os seus pensamentos.

LEIA TAMBÉM: Saiba como transformar um dia ruim em um dia bom

3.Faça coisas que você gosta

A vida é muito mais do que a nossa aparência. No entanto, como nos sentimos sobre nossos corpos pode ditar o nosso humor e comportamentos. Por isso, dedique meia hora do seu dia a você. Se você não consegue fazer isso, a sua vida está completamente errada. Afinal, 30 minutos não são nada ao longo de 24 horas. Estudos mostram que exercícios, ioga e ajudar os outros são grandes impulsionadores da autoestima.

LEIA TAMBÉM: Interagir e ajudar as pessoas melhora a ansiedade

4.Ocupe a sua mente

Um exercício muito interessante a se fazer é pensar o que você faria se tivesse 12 meses, 5 dias, 1 hora ou 30 segundos de vida. Nessas circunstâncias, você provavelmente se concentraria nas pessoas, lugares e coisas que ama e que fazem você se sentir bem , e não na aparência do seu corpo!

5.Não tema a sua imagem

Se você tiver pensamentos negativos em relação a sua aparência, poderá se esquivar de qualquer coisa que mostre o seu reflexo ou a sua imagem. Contudo, se evitar gera evasão. Ou seja, ignorar esses sentimentos negativos não os fará desaparecer. Então, encare a sua imagem e veja os seus pontos positivos sempre!

6.Fuja de comparações

Comparar o seu corpo com os dos outros pode ser a maneira mais fácil e rápida de fazer a sua autoestima despencar. Em vez disso, admire objetivamente as boas qualidades que você percebe em outras pessoas e faça questão de elogiá-las. Isso fará com que vocês se sintam bem.

7.Fuja dos padrões de beleza

É benéfico amar e apreciar o seu corpo, independentemente da forma ou tamanho. “Isso é ainda mais importante para as mulheres com Lipedema. Por acumular gordura nas pernas e quadril, elas têm uma depreciação da própria imagem devido aos padrões de beleza. Isso é ainda mais visível naquelas que estão no peso ideal e não conseguem emagrecer nas pernas”, explica o Dr. Daniel Benitti.

LEIA TAMBÉM: Qual o melhor tratamento para Lipedema?

Estudos 

De fato, se você está acima do peso e está adotando um estilo de vida mais saudável, pesquisas sugerem que esse é um motivo ainda mais importante para criar uma imagem corporal saudável.

Em um estudo realizado com meninas com excesso de peso revelou que aquelas com os mais altos níveis de satisfação corporal ganharam menos peso após 10 anos do que aquelas que estavam menos satisfeitas com os próprios corpos.

Além disso, outro estudo descobriu que mulheres obesas que melhoraram a imagem corporal também foram mais capazes de autorregular a alimentação.

Dica extra

Lembre-se que o seu corpo é a sua casa. Cuide bem dele. Não somente com atividade física e dieta balanceada, mas também elogiando-o e aceitando-o. Contudo, se você sentir que a sua imagem corporal está te afetando de uma maneira perturbadora, o ideal é procurar ajuda especializada.

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.