varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas

7 mitos e verdades sobre varizes

4.5/5 - (4 votes)

 

varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
Varizes: muitos mitos para serem esclarecidos. O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti revela todas as verdades sobre essa enfermidade.

 

Ninguém quer ter varizes nas pernas. No entanto, quase metade das pessoas na idade adulta tem esse problema e a sua prevalência aumenta com a idade. Como esse é um assunto bastante comentado, muitos gostam de dar palpites e espalham mitos que você não deve acreditar! Abaixo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, esclarece algumas inverdades com base em muito conhecimento científico.

Com certeza você vai se interessar, pois certamente  já ouviu algum deles.

Compartilhe! 

LEIA TAMBÉM: Por que as varizes vão além da questão estética?

1) Cruzar as pernas causa varizes?

Não. Utilizar calça jeans apertada ou sapatos apertados também não. No entanto, podem piorar os sintomas das varizes, caso a pessoa já tenha. Permanecer com as pernas para trás, com angulação menor que 90°, e utilizar rasteirinhas comprimem a veia que fica na parte posterior do joelho e causam varizes nesta região.

2) Gravidez causa varizes?

A gestação gera alterações no corpo da mulher, incluindo o aumento da progesterona em cerca de 35 vezes. Este hormônio estabiliza a placenta, mas enfraquece a parede das veias. Além disso, há um aumento do útero, principalmente no final da gravidez que irá comprimir as veias, aumentando a pressão venosa nas pernas e gerando varizes. Quanto mais gestações, maior a probabilidade de apresentar varizes.

LEIA TAMBÉM: Varizes na gravidez

LEIA TAMBÉM: Varizes do ligamento redondo. Você já ouviu falar sobre isso?

LEIA TAMBÉM: Varizes pélvicas

3) Se os pais tiverem varizes os filhos também terão?

Quando os pais têm varizes, a chance dos filhos também terem é de 50%. Observamos na prática clínica que quando o pai tem varizes, a filha também tem.

4) Massagem pode curar varizes?

Massagem pode ajudar a melhorar o inchaço e desconforto, porém não irá tratar as varizes. Após as sessões de massagem, elas continuarão lá. Existem tratamentos bem estabelecidos para varizes (veja abaixo).

LEIA TAMBÉM: Laser varizes

LEIA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber sobre a escleroterapia ou “secagem de vasinhos”

5) Quando tratadas as varizes, é preciso utilizar meias?

No pós-operatório de cirurgia de varizes, mesmo a laser, é imprescindível o uso de meias elásticas de compressão. Depois elas podem ser descontinuadas, mas são excelentes aliadas no tratamento de pessoas que permanecem longos períodos em pé, pois previnem o aparecimento de novas varizes.

6) Mulheres devem esperar para tratar as varizes após engravidar?

Não é necessário aguardar engravidar para tratar as varizes. Se as veias estão incomodando, tanto do ponto de vista estético, quanto funcional, não há necessidade de aguardar. Mas nunca realizamos procedimento em pacientes grávidas, inclusive aplicação em vasinhos.

7) Tatuagens fazem bem para varizes?

Não. Diversos pacientes perguntam sobre isso, contudo não há relação de um com outro. O que não pode é fazer tatuagem no local das varizes ou onde apresenta hiperpigmentação (escurecimento) da pele devido às varizes, pois pode gerar uma ferida no local.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

 

Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

One Response

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.