7 perguntas frequentes sobre varizes

7 perguntas frequentes sobre varizes
5 (100%) 2 votes

 

varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
As varizes são mais comuns nas mulheres devido à ação hormonal sobre a parede das veias que ficam enfraquecidas e tendem a dilatar.

 

Abaixo, o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, responde às principais dúvidas dos pacientes sobre varizes.

Pergunta: O que são varizes?

Dr. Daniel Benitti: Varizes são dilatações ou tortuosidades das veias do corpo humano. As mais comuns são as dos membros inferiores. Estas veias retêm mais sangue a uma pressão mais alta, uma vez que suas válvulas não funcionam adequadamente. Isso leva a um acúmulo de sangue na região, causando inchaço e dores, podendo, inclusive, ocorrer sangramento.

LEIA TAMBÉM: Por que as varizes vão além da questão estética?

LEIA TAMBÉM: Mitos e verdades sobre as varizes

LEIA TAMBÉM: Laser varizes

Pergunta: A retirada cirúrgica de uma variz pode prejudicar a minha circulação?

Dr. Daniel Benitti: Não. As veias que são retiradas durante um procedimento cirúrgico estão doentes e não colaboram para a circulação sanguínea. Quando as varizes são retiradas, há uma melhora na drenagem venosa das pernas, aliviando dores, cansaço, edema e câimbra, além de prevenir as implicações da evolução da doença.

Pergunta: Por que as mulheres têm mais varizes?

Dr. Daniel Benitti: As varizes são mais comuns nas mulheres devido à ação hormonal sobre a parede das veias que ficam enfraquecidas e tendem a dilatar. Quando uma mulher engravida, a progesterona chega a aumentar 35 vezes. Além disso, o ganho de peso e a compressão das veias da pelve causada pelo bebê geram varizes.

LEIA TAMBÉM: Varizes na gravidez

LEIA TAMBÉM: Varizes no ligamento redondo. Você já ouviu falar sobre isso?

LEIA TAMBÉM: Varizes pélvicas

Pergunta: Como é feito o diagnóstico de varizes?

Dr. Daniel Benitti: O diagnóstico de varizes, na maioria das vezes, pode ser feito apenas com o exame clínico, visualizando as veias superficiais varicosas. Ele pode ser complementado com um exame de ultrassom Doppler para fazer um mapeamento mais detalhado e observar o sistema profundo em busca de alterações.

Pergunta: O que são veias perfurantes?

Dr. Daniel Benitti: Veias perfurantes são veias que comunicam o sistema venoso superficial com o profundo. Quando estão insuficientes (doentes), elas drenam sangue do sistema venoso profundo para o superficial, gerando sintomas e podendo, inclusive, causar feridas e/ou sangramento. Elas devem ser tratadas assim que forem identificadas, pois são a principal causa de recorrência de varizes após um procedimento.

LEIA TAMBÉM: Causas e tratamento para os vasinhos

LEIA TAMBÉM: Tudo o que você precisa saber sobre a escleroterapia ou ‘secagem de vasinhos’

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

Pergunta: Quem tem varizes não pode andar?

Dr. Daniel Benitti: Pelo contrário. Quem tem varizes deve andar. Quando andamos, a panturrilha contrai e impulsiona o sangue para o coração, diminuindo a pressão nas veias.

Pergunta: É verdade que elefante não tem varizes?

Dr. Daniel Benitti: Sim, é verdade. Animais quadrúpedes não têm varizes, porque não ficam eretos e a pressão venosa no coração é muito próxima a das extremidades. O ser humano, por ficar ereto, gera uma pressão muito grande nas veias das pernas, devido à coluna de sangue e à própria força da gravidade.

 

Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.