escolher-sapato-saude-pes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas

7 perguntas que você sempre quis fazer sobre sapatos e a sua saúde

5/5 - (6 votes)

 

escolher-sapato-saude-pes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Antes de tudo, os sapatos devem ser confortáveis. Você precisa inspecionar cuidadosamente para ter certeza de que tem um bom arco e boa estabilidade lateral. (imagem: Harvard Health)

 

Dificilmente algo deixa uma mulher mais feliz do que comprar sapatos, talvez apenas se eles estiverem em promoção. No entanto, algumas dicas são importantes para fazer a compra corretamente e evitar complicações no futuro.

O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e Campinas, responde 7 perguntas sobre o assunto. Confira!

1.Salto alto causa joanete?

Não necessariamente, mas ao elevar o calcanhar a pressão na parte da frente do pé pode aumentar. Isso gera dor ao sobrecarregar as cabeças dos metatarsos (ossos do pé), o que chamamos de metatarsalgia.

Embora os saltos não causem joanetes, eles podem acelerar esse desenvolvimento. A joanete tem uma herança genética e frequentemente ocorre quando você tem um pé chato.

  1. Sapatos de bico fino são ruins?

Sim. É aconselhável evitar comprar qualquer sapato que pareça apertado em torno dos dedos do pé, independente do modelo. Usar sapatos apertados, mesmo uma vez, pode causar neuromas ou bursites que doem muito, além de poderem agravar joanetes.

  1. Rasteirinha ou salto alto?

Antes de tudo, o sapato deve ser confortável. Você precisa inspecionar cuidadosamente para ter certeza de que ele tem um bom arco e boa estabilidade lateral.

As rasteirinhas comprimem a circulação na região posterior do joelho, causando varizes e vasinhos neste local, além de deixar as pernas cansadas ao final do dia. Esse tipo de sapato também não é o ideal para quem tem pé chato ou arco alto, pois não proporciona estabilidade.

O ideal é utilizar um saltinho de 3 a 5 cm no dia-a-dia, pois irá auxiliar na circulação das pernas e prevenir as varizes.

  1. Sandálias são boas?

As sandálias, no geral, não fornecem o suporte necessário para os pés. Assim como as rasteirinhas, elas podem comprimir a circulação posterior nos joelhos e causar varizes.

Se for usar sandálias, o ideal é comprar com um solado mais firme e um saltinho de 3-5 centímetros.

LEIA TAMBÉM: O que você deve saber sobre inchaço nas pernas?

LEIA TAMBÉM: 7 mitos e verdades sobre varizes

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para ficar com as pernas lindas para o verão

LEIA TAMBÉM: Por que é importante deixar as unhas sem esmaltes, principalmente no verão?

  1. Quando quero ficar alta é melhor plataforma ou salto alto?

Plataforma é melhor que salto alto. Ela oferece mais estabilidade e previne fasceíte plantar (inflamação na parte inferior do pé). Mas, deve-se tomar cuidado com calçadas irregulares para não torcer o pé ao pisar em um buraco.

  1. Então, não devemos usar salto alto?

Para o dia-a-dia, o salto alto não é um calçado adequado, pois irá causar desconforto nos pés e sobrecarregar os joelhos. As mulheres são vaidosas e se sentem bem com saltos, por isso, para eventos e festas podem utilizar, caso se sintam bem.

  1. O corpo é afetado pelo sapato?

Sim. Usar saltos desloca o centro do corpo para frente, podendo adicionar um estresse extra às articulações do joelho e do quadril, além da parte da frente dos pés.

As rasteirinhas e sandálias sem suporte têm o efeito oposto, deslocando o centro do corpo para trás. Isso também afeta os quadris e joelhos, podendo causar dor no arco, tendinite e problemas no tendão de Aquiles.

Lembre-se que não há problema em usar o calçado que você gosta ocasionalmente e por curtos períodos de tempo. Não faça deles a base do seu calçado!

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.