beber-agua-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas

Está muito quente e seco. Devo comprar água alcalina?

Está muito quente e seco. Devo comprar água alcalina?
5 (100%) 3 votes

 

aguas-alcalinas-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Será que a água alcalina é melhor que a água normal? (imagem vurbmag)

 

Apesar de ainda ser inverno, o calor chegou com altas temperaturas e a umidade do ar está muito baixa, chegando a valores críticos. Você já sabe que manter-se hidratada é a chave para se manter saudável e, hoje, vemos muitas propaganda e vídeos informativos dizendo que a água alcalina é melhor que a água normal. Mas, será que isso é verdade? Será que a água mineral é melhor que a água encanada?

Talvez você tenha visto um anúncio, alguma mensagem de marketing ou vídeo de algumas pessoas afirmando que a água alcalina pode aumentar a sua energia, te hidratar melhor do que a água normal, prevenir problemas digestivos e doenças, ou até mesmo retardar o envelhecimento.

No entanto, nada disso tem qualquer embasamento científico!

Uma empresa quer vender um produto, pega água regular e percorre o processo de ionização, talvez até coloque um rótulo ‘natural’, mas cobra um preço bem mais alto e se aproveita de falsas informações para as pessoas pagarem muito por isso.

“Ninguém precisa de água alcalina. Se quiser atingir um ph mais neutro pode tomar água com limão que é muito mais barato. Além disso, as águas alcalinas no mercado tem uma quantidade de sódio muito alta, que inflama, principalmente as mulheres com Lipedema, aumenta muito o inchaço e dificulta muito o tratamento. Não existe justificativa alguma para tomar água alcalina. Além de pesar no bolso, pode ser prejudicial à saúde devido a sobrecarga de sódio”, afirma o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e, no momento, a distância.

LEIA TAMBÉM: Água com limão: 7 motivos para você começar a tomar

aguas-quantidade-sodio-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Uma água de boa qualidade para o corpo deve ter menos de 10mg/L de sódio. As águas alcalinas, com alto pH, apresentam mais de 70mg/L!

Alguns fatos importantes sobre a água alcalina que você precisa saber:

O corpo em geral prefere um pH mais próximo do neutro (não mais alcalino) e tem suas próprias maneiras de alcançá-lo.

Não houve estudos empíricos mostrando que a água alcalina traz benefícios para a saúde. Se, e quando houver, poderemos discutir sobre eles.

Criar pH extremos em qualquer direção no seu sistema, seja muito ácido ou muito alcalino, pode causar problemas de saúde.

LEIA TAMBÉM: Como fugir da desidratação durante o calor?

Como é feita a água alcalina?

Água alcalina é comumente produzida por um “ionizador” – um dispositivo que muda a composição química da água. A ideia é que um ionizador altera o nível de pH da água, tornando a água mais alcalina e menos ácida.

Os profissionais de marketing afirmam que isso oferece vários benefícios à saúde, como melhor digestão, retardando o processo de envelhecimento, aumentando o conteúdo mineral do corpo e prevenindo a perda óssea. Contudo, a U.S. Food and Drug Administration negou o uso da alegação de quaisquer benefícios à saúde da água alcalina relacionados à saúde óssea, por exemplo, devido a evidências insuficientes.

Os profissionais de marketing também afirmam que a água alcalina funciona como um antioxidante para prevenir danos às células que levam a doenças. Mas, tais alegações não foram devidamente testadas em estudos científicos controlados. Por isso, seu uso não tem justificativa científica.

A menos que você tenha certas doenças crônicas, como renais ou respiratórias, o seu corpo mantém um equilíbrio de pH saudável por conta própria.

Nossos corpos funcionam muito bem se mantivermos um estilo de vida saudável. Se houver um desequilíbrio, há muitas maneiras do corpo corrigi-lo. Se o seu sangue se torna muito ácido, por exemplo, você respira em uma frequência maior e expira mais dióxido de carbono para baixar os níveis. 

Além disso, quando a água alcalina atinge o estômago, o suco gástrico a neutraliza, outro exemplo de equilíbrio natural, tornando improvável qualquer benefício resultante da água alcalina. Distorcer o equilíbrio do pH do corpo muito para o lado alcalino pode causar danos ao longo do tempo, particularmente atrapalhando o processo digestivo.

A hidratação é fundamental para a saúde, é claro. Hoje não existe nenhuma justificativa para comprar uma água mais cara. A água da rede pública filtrada é suficiente para o seu organismo. Logicamente na quantidade correta.

Mantenha-se bem hidratada e, se possível, utilize um umidificador, pois a umidade do ar está muito baixa.

LEIA TAMBÉM: O ar está muito seco. Vale a pena comprar um umidificador?

LEIA TAMBÉM: Está com dificuldade para dormir nesse calor?

LEIA TAMBÉM: 7 alimentos que você deveria comer diariamente

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.