Alerta! Os perigos das fake news na medicina

Alerta! Os perigos das fake news na medicina
5 (100%) 7 votes

 

fake-news-medicina-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
As fake news jogam com as vulnerabilidades das pessoas que buscam informações e tratamentos. (imagem: Freepik)

 

As fake news (notícias falsas) estão em alta. Você já parou para pensar que quando elas estão relacionadas à medicina, são ainda mais perigosas para a saúde individual?

Recentemente, com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas criam conteúdos inverídicos para obterem audiência, curtidas e compartilhamentos. As especulações sobre medicamentos e vacinas surgem diariamente e muitas informações não possuem fundamento algum. Por isso, é extremamente importante verificar a veracidade do conteúdo em portais e fontes com credibilidade, principalmente antes de fazer o reenvio para amigos e familiares.

LEIA TAMBÉM:  Grupo Globo cria serviço para verificar fake news

Medicina séria

O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, explica: “Como médicos, estamos na linha de frente na luta contra notícias e tratamentos falsos ou não comprovados. Lidamos com isso diariamente. Todo profissional da saúde com grande quantidade de pacientes precisa saber enfrentar esse alto volume de informações falsas, que muitas vezes dificultam a consulta médica e postergam o tratamento dos pacientes ou ‘super tratam’ quem não precisa. Não está incomum ver pessoas com menos de 30 anos utilizando diversas medicações e hormônios sem nenhuma indicação”.

Dessa forma, os médicos estão sempre tentando desmentir as notícias falsas com os pacientes. Orienta-se muito sobre os poucos benefícios de inúmeros suplementos vitamínicos que têm pouca evidência científica, mas muita ação de marketing e não precisam ser avaliados pela ANVISA.

A ginkgo biloba, por exemplo, não trata e nem previne a demência, por mais orgânica ou pura que seja, mas aumenta o risco de sangramento, principalmente em idosos. Caso a pessoa faça uso dessa substância, a mesma deve ser suspensa uma semana antes de realizar qualquer cirurgia.

LEIA TAMBÉM: 4 importantes alertas sobre antibióticos

Outro exemplo é o vinagre de maçã. Procurando na internet você pode encontrar os benefícios desse produto. A lista inclui tratamentos para acne, mau hálito, axilas e chulé, matar bactérias que causam dor de garganta, prevenir diabetes, diminuir o colesterol, melhorar a digestão e remover verrugas. Mas espere, há mais! Ele também pode dar-lhe um cabelo mais saudável, dentes mais brancos e um molho de churrasco saboroso, além de ser um limpador não-tóxico para a cozinha e um assassino de ervas daninhas para o jardim. Esta é uma lista de pura conjetura passada como fatos e as pessoas acreditam!

Alerta

Contudo, hoje, sem dúvidas, o maior problema das notícias falsas é sobre vacina.

Relacionou-se as vacinas ao autismo, sem nenhuma comprovação científica, e isso está causando o retorno de doenças que estavam erradicadas, como o sarampo.

“Infelizmente, algumas pessoas consideram essas informações na internet como verdadeiras e as seguem. Vemos isso diariamente com pacientes que apresentam Lipedema e Linfedema. Elas chegam no consultório após terem realizado tratamentos alternativos sem nenhum resultado, mas que desprenderam muito tempo e dinheiro”, alerta o Dr. Daniel Benitti.

Esta rede de notícias falsas joga com as vulnerabilidades das pessoas que buscam informações e tratamentos. Há muito dinheiro envolvido em posts de famosos e tratamentos alternativos.

É extremamente importante procurar informações médicas de boa qualidade e SEMPRE checar se o médico que está buscando tem boa formação e se mantém atualizado.

No site do CRM você pode fazer a pesquisa sobre a especialização do profissional.

Lembre-se: procure, pesquise e escolha bem quem cuidará da sua saúde!

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.