Alerta para as festas de fim de ano: você sabe como o álcool afeta a saúde cardiovascular?

Alerta para as festas de fim de ano: você sabe como o álcool afeta a saúde cardiovascular?
5 (100%) 3 votes

 

alcool-fim-de-ano-cuidados-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Abusar do álcool é perigoso para o coração, pois pode alterar os batimentos cardíacos, causar arritmia e ser fatal. (imagem: Freepik)

 

Muitas pessoas sabem que consumir bebidas alcoólicas em excesso faz mal para a saúde. Contudo, poucas conhecem o real impacto do álcool ao coração.

Hoje existem evidências científicas de que o consumo de vinho tinto, por exemplo, previne doenças cardiovasculares, mas, mesmo assim, não há um aconselhamento para consumir essa bebida com o intuito de proteger o coração.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas sobre como consumir álcool sem afetar a saúde

LEIA TAMBÉM: Como fugir da desidratação durante o calor?

LEIA TAMBÉM: Qual a dieta mais segura para a saúde cardiovascular?

LEIA TAMBÉM: 5 dicas essenciais para comer melhor

Apesar de os efeitos variarem de organismo para organismo, o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em São Paulo e em Campinas, explica que, embora algumas pessoas sejam mais tolerantes ao consumo de álcool, com o avanço da idade, o corpo fica mais sensível e intolerante. Além disso, algumas medicações interferem consideravelmente na metabolização dessa substância.

Os remédios para controlar o colesterol, por exemplo, são metabolizados no mesmo local que o álcool. Dessa forma, ocorre uma competição nos processamentos, aumentando os efeitos colaterais de ambos, além de provocar dores musculares.

Já no caso de remédios para adormecer, corre-se o risco de a pessoa dormir tanto ao ponto de parar de respirar – situação chamada de depressão respiratória, que pode levar à morte.

“Alertamos que é sempre fundamental perguntar e falar a verdade ao seu médico, pois, com as festas do fim de ano, ninguém quer ter surpresas desagradáveis”, indica o Dr. Daniel Benitti.

Afinal, a maior preocupação nesta época é o consumo exagerado de álcool. Algumas pessoas abusam, o que é perigoso para o coração, pois pode alterar os batimentos cardíacos, causar arritmia e ser fatal, mesmo para quem extrapolou apenas uma vez na vida.

“Se você não bebe, pense na sua saúde vascular e não comece. Ao mesmo tempo, pratique atividade física e tenha uma dieta saudável. Esta é a melhor formar de cuidar da saúde”, aconselha.

Aproveite as festas com responsabilidade e  tenha um fim de ano prazeroso!

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.