check-up-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Check-up: estamos em pandemia, mas a necessidade de alguns exames não mudaram!

 

check-up-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Com o check-up é possível diagnosticar doenças que já estão instaladas, porém ainda não manifestadas.

 

O check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames de acordo com idade e sexo com o objetivo de informar e realizar formas de prevenção de doenças por meio de hábitos de vida saudável, dieta equilibrada e atividade física.

Desta forma, é possível diagnosticar doenças que já estão instaladas, porém ainda não manifestadas (como colesterol alto, diabetes, hipertensão e câncer) cujo tratamento impactará beneficamente na qualidade de vida das pessoas.

Não existe um teste de triagem para todas as condições de saúde. Os médicos oferecem testes de triagem de saúde para condições médicas com base nos seguintes critérios:

  • É um importante problema de saúde pública comum o suficiente para justificar o custo do rastreamento para uma população.
  • Afeta significativamente a qualidade de vida e a expectativa de vida de uma pessoa.
  • Um tratamento aceitável está disponível.
  • Tem um estágio inicial durante o qual alguém não experimentaria os sintomas – mas durante o qual a detecção e o tratamento melhorariam significativamente os resultados a longo prazo.

Existe um teste de triagem simples e acessível.

  1. Check-up vascular

check-up-vascular-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

“As doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC), representam a principal causa de morte no mundo, sendo responsáveis por 17,3 milhões de vítimas fatais por ano, podendo alcançar a marca de 23 milhões em 2030. A partir desses dados, percebe-se a importância em realizar check-up vascular anualmente”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

As doenças da circulação apresentam alta prevalência em determinados grupos populacionais. Além disso, a tendência é que ocorra um aumento destes problemas circulatórios devido ao envelhecimento da população.

O objetivo de um check-up vascular é justamente diagnosticar e prevenir precocemente as enfermidades vasculares, tais como:

  1. Colonoscopia

check-up-colonoscopia-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

A maioria dos cânceres colorretais se desenvolve lentamente ao longo de vários anos. Mas, antes que um câncer se desenvolva, o crescimento de um tecido ou tumor geralmente começa como um pólipo não canceroso no revestimento interno do cólon ou reto. Esses pólipos geralmente não causam sintomas, mas às vezes evoluem para câncer. Portanto, quando um pólipo pré-canceroso é identificado por meio de colonoscopia e removido, isso impede o desenvolvimento do câncer e não tem efeito negativo na saúde ou na expectativa de vida de alguém.

No entanto, quando o câncer colorretal se desenvolve e é diagnosticado, a sobrevida em cinco anos varia de 6% a 74%, dependendo do estágio do câncer em que foi encontrado.

A incidência de câncer colorretal começa a aumentar aos 50 anos, por isso é recomendado que as pessoas dessa idade façam esse tipo de rastreamento (exceto para pessoas de alto risco, que podem precisar iniciar o rastreamento mais cedo). 

  1. Mamografia

check-up-mamografia-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

O rastreamento do câncer de mama é comumente recomendado para começar entre as idades de 40 e 50 anos com uma mamografia anual (exceto para aquelas que estão em alto risco).

  1. Papanicolau

check-up-exame-papanicolau-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

O rastreamento do câncer cervical com um teste de Papanicolaou é recomendado para mulheres a cada três anos a partir dos 21 anos. Entre as idades de 30 e 65 anos, uma combinação de um teste de Papanicolaou e um teste de papilomavírus humano (HPV) a cada cinco anos pode ser usado no local de um teste de Papanicolau sozinho a cada três anos. 

  1. Dermatoscopia

check-up-exame-cancer-pele-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

O rastreamento do câncer de pele geralmente é realizado por uma dermatologista. A sua médica fará essa recomendação especialmente se você tiver pele clara e propensa a danos causados pelo sol, ou se você já teve câncer de pele. Quem utiliza hidroclorotiazida (remédio para pressão alta) também apresenta um risco maior para câncer de pele. Durante um exame de pele, a médica examinará a sua pele em busca de áreas pigmentadas ou peroláceas que pareçam anormais em tamanho, forma, cor e textura – e ela examinará as suas manchas e marcas de nascença para identificar qualquer uma que precise de um exame mais aprofundado.

  1. Exame de sangue

check-up-exame-de-sangue-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Todo adulto deve fazer regularmente um exame de sangue anual para verificar o perfil lipídico, que é um teste de colesterol completo usado para medir a quantidade de colesterol “bom” e “ruim” e triglicerídeos (um tipo de gordura) no sangue. Ter um nível alto de triglicerídeos pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

Também deve-se realizar um teste de açúcar no sangue em jejum para rastrear o diabetes. Recomenda-se o rastreamento de glicose sanguínea anormal e diabetes tipo 2 em adultos com mais de 45 anos, ou pessoas com mais de 40 anos que estão acima do peso ou obesas (e repetir o teste a cada três anos se os resultados forem normais). Os indivíduos com maior risco, incluindo aqueles que têm familiares com diabetes, podem ter a recomendação de fazer o rastreamento mais cedo ou com mais frequência. 

Cuide da sua saúde que é o seu bem mais precioso.

Muitas pessoas estão deixando de procurar ajuda médica devido a pandemia. Isso impacta negativamente no tratamento de doenças em fase inicial. Vamos espalhar esta informação.

LEIA TAMBÉM: Como envelhecer com saúde

LEIA TAMBÉM: Como identificar os sinais do corpo sobre a sua saúde

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.