chocolate-depressao-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Chocolate está associado a menor risco de depressão!

Chocolate está associado a menor risco de depressão!
5 (100%) 2 votes

 

chocolate-depressao-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
O chocolate 70% melhora o humor e a saúde cardiovascular.

 

Um recente estudo realizado pela University College London, com mais de 13.000 pessoas, descobriu que indivíduos que relataram comer chocolate 70% em dois períodos de 24 horas tinham 70% menos chances de apresentar sintomas depressivos clinicamente relevantes em comparação com as pessoas que não consumiram chocolate.

Entre os participantes do estudo, 7,6% que não comeram chocolate 70% apresentaram sintomas depressivos, em comparação com apenas 1,5% das pessoas que ingeriram o alimento. Além disso, a taxa de sintomas depressivos em pessoas que consumiram chocolate diferente do 70% (ao leite ou branco) foi de 6,2%.

“Esse estudo é intrigante e interessante, pois o impacto do chocolate 70% na vida das pessoas é muito grande, melhorando o humor e a saúde cardiovascular. Mas, é preciso se atentar que isso é para o chocolate amargo e o consumo não pode ser elevado. O ideal é um quadradinho por dia”, ressalta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

LEIA TAMBÉM: Depressão é mais comum nas mulheres

LEIA TAMBÉM: Homens também têm depressão

LEIA TAMBÉM: Qual a relação entre a carnitina e a depressão?

Chocolate

O chocolate contém vários ingredientes psicoativos, incluindo dois análogos da anandamina, que produzem efeitos semelhantes aos do canabinóide, um agente que causa sentimentos de euforia ao ingerir cannabis. Além disso, o chocolate contém várias aminas biogênicas endógenas e feniletilamina, um neuromodulador que acredita-se ser importante para regular o humor.

Mais pesquisas são necessárias para entender melhor a relação causal entre o consumo de chocolate 70% e a depressão, pois é preciso compreender o mecanismo biológico para determinar o tipo e a quantidade de consumo para a prevenção e o controle da depressão.

Junto à atividade física, o chocolate 70% pode ser um grande aliado no combate da depressão, doença que afeta tanto homens quanto mulheres e está com uma incidência crescente no mundo todo.

No entanto, lembre-se que o chocolate não deve substituir o consumo de frutas e vegetais.

Alimente-se adequadamente e coma um quadradinho de chocolate 70% por dia. O seu coração e seu humor irão agradecer!

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.