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Como evitar perder o controle quando tudo parece estar fora de controle?

Como evitar perder o controle quando tudo parece estar fora de controle?
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Provavelmente 2020 será o ano mais difícil na memória da maioria das pessoas.

 

Ninguém nega que este foi um ano estressante. Se você conseguiu passar 2020 sem se contaminar, provavelmente você está em uma luta misturada de estresse financeiro, cuidados infantis, divisões políticas e opiniões conflitantes sobre o mesmo assunto na televisão e redes sociais. 

Nossa sociedade já sofre com uma epidemia de solidão e depressão que foi cruelmente agravada pelo distanciamento físico necessário para manter a pandemia sob controle.

Mesmo as pessoas que não lutam contra o vício estão descobrindo que o consumo de medicamentos, comidas reconfortantes e álcool está aumentando, junto a outros hábitos prejudiciais à saúde

Em um mundo perfeito, todos nós pegaríamos o tapete de yoga, daríamos caminhadas, comeriamos tofu, meditaríamos e praticaríamos a plena consciência, mas… somos apenas humanos. O estresse pode nos levar à excelência, mas também pode nos levar a hábitos prejudiciais, seja sorvete ou batata frita, ou aquela cerveja extra que sabemos que não precisamos. O estresse aditivo, multifatorial e implacável que o ano de 2020 trouxe desafia até mesmo um mestre zen a manter a calma.

Para aqueles que lutam para se recuperar do vício em drogas ou álcool, cada dia pode ser um desafio, mesmo em um dia bom. É por isso que o ditado dos Alcoólicos Anônimos “um dia de cada vez” tem resistido ao teste do tempo e se mostrado tão útil como uma maneira de fazer com que enfrentar o estresse de cada dia pareça controlável, sem recaídas.

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Provavelmente 2020 será o ano mais difícil na memória da maioria das pessoas. Mas, existem formas saudáveis para lidar com problemas. Nesse momento é muito importante se conectar com pessoas e pedir ajuda quando você precisar. Devemos ser gratos pelas coisas boas , em vez de se concentrar no que não temos ou no que não ocorreu conforme o esperado.

“Infelizmente, vivemos em uma cultura do acerto. Isso vale para tudo. Relacionamentos, educação dos filhos, relações de trabalho, etc.. O filho vai bem em todas as matérias e tira uma nota baixa, os pais cobram o motivo da nota baixa e não comentam as notas boas. O casal está junto há quase 20 anos e uma discussão termina o relacionamento, pois os dois lados ficaram machucados. O funcionário trabalha duro na empresa há quase 10 anos, mas no dia que comete um erro é mandado embora por justa causa. Precisamos valorizar as coisas boas, nos apoiarmos em pensamentos positivos e sermos gratos pelas qualidades das pessoas, além de termos hábitos saudáveis. Se não fizermos isso, o ano de 2020 se tornará uma década de estrago na saúde física e mental das pessoas com a formação de um batalhão de viciados em álcool, drogas, medicações e uma geração de crianças ansiosas”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância. 

Quanto maior o estresse, mais importante é a prática de hábitos saudáveis!

Para combater os momentos de estresse (que são inevitáveis na vida), devemos nos dedicar novamente aos nossos hábitos saudáveis. Quanto mais estressantes os momentos, mais importantes  esses hábitos se tornam, até mesmo para salvar vidas. É fundamental verificar-se diariamente, ser honesta consigo mesma se estiver desandando e ter técnicas para voltar aos trilhos.

Alguns hábitos podem ajudar:

1. Seja grata!

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Escreva uma lista de gratidão diária. Não quer escrever? Faça uma lista mental todas as noites. Isso ajuda a lembrar que existem muitas razões para sermos otimistas.

2. Pratique atividade física.

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Sim. Ela está sempre presente. A atividade física é o melhor tratamento para ansiedade e depressão. Mesmo apenas uma curta caminhada algumas vezes por dia é bom. O exercício diminui o estresse, melhora o sono e o humor.

3. Preste atenção às suas necessidades.

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Preste atenção a estas 4 sensações: faminta, zangada, solitária e cansada.

Preste atenção para que você não fique tão infeliz a ponto de agir impulsivamente. Perceba rapidamente qualquer uma destas sensações e resolva o quanto antes para elas não aumentarem.

4. Tenha um mantra.

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Um mantra muito bom é “progresso, não perfeição”, o que significa que você está fazendo o seu melhor para seguir na direção certa e que ninguém é perfeito.

5. Peça por ajuda!

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Não há vergonha nisso. Imagine um amigo seu, qualquer amigo. Agora, imagine que ele está sozinho, sofrendo e tão infeliz que está prestes a fazer uma besteira. Você não gostaria que ele ligasse para você e pedisse ajuda? Claro que sim! É assim que qualquer um dos seus amigos ou familiares se sentiria se você também precisasse dessa ajuda.

6. Seja voluntária, envolva-se e ajude os outros. 

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Quando você está ajudando outras pessoas, é muito mais difícil se concentrar e valorizar qualquer coisa ruim que acontece ou aconteceu com você.

7. Desconecte-se.

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Desligue o celular. Aproveite a família, os seus filhos, o companheiro e os amigos. Ninguém precisa de celular e mídias sociais para ser feliz. Elas estão aumentando a ansiedade e piorando a qualidade do sono das pessoas. Você não tem nenhuma obrigação de saber todas as notícias nem seguir alguma personalidade. A vida não é feita de curtidas!

Autocompaixão

A autocompaixão é o que nos ajudará nesses tempos difíceis. Basta buscar a ajuda que você precisa e perceber que estamos em uma maratona, não em uma corrida. Com um foco contínuo em hábitos saudáveis, relacionamentos sustentáveis e maneiras de estar no mundo, ajudaremos uns aos outros – e a nós mesmos – para superar esses tempos aparentemente impossíveis.

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Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

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