Como obter mais colágeno e deixar a pele, veias e articulações saudáveis?

Como obter mais colágeno e deixar a pele, veias e articulações saudáveis?
4.2 (84%) 5 votes

 

colageno-pele-arterias-articulacoes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Além do envelhecimento, a principal razão para as pessoas não terem colágeno suficiente é uma dieta ruim. (imagem: Freepik)

 

A tendência do colágeno se espalhou e atualmente é possível encontrar diversos produtos nos supermercados, lojas de cosméticos e drogarias, dentre alimentos, cremes para a pele e pílulas. As marcas apresentam o colágeno como o caminho para um corpo saudável e vibrante. Porém, será que esses produtos valem o preço pedido?

O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, explica que o corpo produz colágeno durante toda a vida. “Produtos para aumentar os níveis de colágeno podem ser úteis, mas é necessário primeiro analisar se o seu corpo precisa de mais”, indica.

Colágeno

O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, presente nos músculos, ossos, tendões, ligamentos, órgãos, vasos sanguíneos, pele, articulações, intestino e outros tecidos conjuntivos.

Embora não seja possível medir o nível de colágeno, ele diminui com a velhice, contribuindo para:

  • Rugas e pele rugosa;
  • Tendões e ligamentos mais rígidos, menos flexíveis;
  • Músculos enfraquecidos;
  • Dor nas articulações ou osteoartrite, devido à cartilagem gasta.

“Além do envelhecimento, a principal razão para as pessoas não terem colágeno suficiente é uma dieta ruim. Afinal o corpo não pode fazer colágeno se não tiver os elementos necessários para isso”, afirma o Dr. Daniel Benitti.

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre reposição hormonal para mulheres

LEIA TAMBÉM: Vitaminas e suplementos que ajudam na saúde vascular

LEIA TAMBÉM: Cuidar de si não é egoísmo!

Produção de colágeno

Quando o corpo produz colágeno, ele combina aminoácidos que podem ser encontrados em alimentos como carne, frango, peixe, feijão, ovos, laticínios e caldo de osso (sendo o último o mais rico na proteína).

Além disso, o processo também requer vitamina C, zinco e cobre.

Para obter vitamina C é importante comer alimentos como laranja e frutas cítricas, tomate, brócolis e verduras. Já os demais minerais podem ser absorvidos com o consumo de carnes, nozes, grãos integrais e feijão.

“À medida que envelhecemos, no entanto, o corpo pode não absorver mais os nutrientes ou não sintetizá-los com eficiência. Para garantir ingredientes suficientes para produzir colágeno, talvez seja necessário mudar a alimentação ou tomar suplementos dietéticos (indicado principalmente para quem não come carne)”, explica o Dr. Daniel Benitti.

Não é errado tomar suplementos ou vitaminas, afinal, o colágeno faz parte do corpo todo e não só da pele. Apenas, procure orientação médica antes de comprar qualquer produto para não ter um gasto desnecessário e se frustrar com os resultados.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.