como-proteger-o-coracao-do-envelhecimento-precoce-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Como proteger o coração do envelhecimento precoce

A maioria das pessoas acredita que a idade do coração é a mesma que a cronológica. No entanto, metade dos homens adultos e 20% das mulheres adultas têm um coração cinco anos mais velho.

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, quanto mais o coração envelhece, maior o risco de infarto e derrame – principais causas de morte no mundo. “Embora a genética seja importante, são os fatores de risco que envelhecem o coração prematuramente. E os corações envelhecidos têm coronárias com mais aterosclerose, anormalidades na condução e válvulas com disfunção”, ressalta.

Quanto mais fatores de risco e quanto mais severos eles forem, mais o coração envelhece.

O Dr. Daniel Benitti lista abaixo os principais fatores de risco:

• Idade cronológica: as incidências de doenças cardíacas aumentam após os 55 anos;
  • Sexo: pacientes homens apresentam doenças do coração cerca de 10 anos antes das mulheres;
  • História familiar: pessoas com pai ou irmãos com diagnóstico de doença cardiovascular com idade inferior a 55 anos, ou mãe com idade inferior a 65 anos, apresentam um risco maior de doenças cardíacas;
  • Pressão Alta: quando acima de 130×90 prejudica muito o coração;
  • Colesterol: altos níveis envelhecem o coração;
  • Tabagismo: o cigarro envelhece este órgão, mesmo quem alega fumar pouco ou fumantes passivos;
  • Obesidade: sobrecarrega o coração que tem de fazer um esforço maior para bombear o sangue para todo o corpo;
  • Diabetes: importante fator de risco para doenças cardiovasculares;

“Como podemos perceber, alguns fatores de risco podem ser controlados pela própria pessoa. Por isso, ninguém é tão velho que não possa melhorar”, alerta.