como-viajar-com-seguranca-pandemia-covid-19-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Temos muitos feriados pela frente! Como viajar sem correr riscos?

 

como-viajar-com-seguranca-pandemia-covid-19-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Viajar durante a pandemia requer uma abordagem mais detalhada e cautelosa do que antes. (imagem northstarmeetingshroup)

 

Você adiou as férias e cancelou viagens, mas não consegue mais lutar contra este desejo. Você precisa ir para algum lugar – qualquer lugar, mesmo que seja apenas uma ou duas horas de distância de casa. E, mesmo que você não vá a lugar algum agora, você sabe que viajar pode fazer parte do seu futuro próximo.

Independentemente de quando e onde, uma coisa é certa: este ano você precisará levar em consideração que ainda estamos vivendo uma pandemia.

Viajar durante a pandemia requer uma abordagem mais detalhada e cautelosa do que antes, mas pode ser feito ao mesmo tempo que minimiza os riscos para você.

Ao planejar a sua viagem é bom estar ciente de todos os cenários possíveis que você possa encontrar. Ao adotar uma abordagem proativa, você pode ajudar a manter a si mesmo e aos que viajam com você seguros.

Aqui estão algumas perguntas a serem consideradas:

  • A Covid-19 está se espalhando para onde você está indo?
  • A Covid-19 está se espalhando na sua cidade?
  • Você ou as pessoas com quem está viajando estarão a menos de 2 metros de outras pessoas durante ou após a viagem?
  • As pessoas que viajam com você apresentam alto risco de contrair Covid-19?
  • Você mora com alguém de alto risco?
  • Se você adoecer com Covid-19, terá alguém para fazer o seu trabalho ou garantir o seu sustento?

“Contanto que apliquemos as nossas precauções diárias em nossas viagens, os riscos podem ser minimizados significativamente. Podemos fazer isso mantendo distância e usando máscara, mantendo as nossas mãos higienizadas e não tocando os nossos olhos, nariz ou boca se as mãos não estiverem limpas. Estar em ambientes abertos e evitar locais fechados também é importante para minimizar o risco e manter baixas as ocorrências de transmissão de Covid-19”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

LEIA TAMBÉM: Use máscara, mesmo sem sintomas da Covid-19

Temos a tendência de fazer viagens rodoviárias com a família e realmente este é o meio mais seguro para viajar durante a pandemia. Mas, deve-se limpar todas as superfícies e peças de alto contato (janelas, cintos de segurança, volante, maçanetas das portas, controles, etc.). Além disso, certifique-se de manter lenços umedecidos antibacterianos e desinfetante para as mãos no carro para que você possa limpar tudo e os passageiros possam limpar as mãos após cada parada.

Importante: não ofereça carona para ninguém. No carro devem ir apenas os membros da sua família.

Avião

Os voos baratos são muito tentadores agora. Se você decidir entrar em um avião, lembre-se de que permanecer seguro neste ambiente exige muito mais do que apenas usar uma máscara. Antes mesmo de chegar ao avião, você tem que lidar com terminais de check-in e filas de segurança. Isso significa entrar em contato com superfícies tocadas com frequência e estar perto de muitas pessoas.

Embora sua preocupação possa estar centrada em permanecer seguro no avião, você deve se concentrar mais em se proteger antes de embarcar.

Outro detalhe importante é que no avião você não saberá quem irá sentado ao seu lado.

como-viajar-com-seguranca-aviao-pandemia-covid-19-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Muitas companhias aéreas tomaram os cuidados necessários para manter os aviões higienizados e seguros para os viajantes. (imagem voanews)

A maioria dos vírus não se espalha facilmente em voos devido à forma como o ar circula e é filtrado nos aviões. Em um esforço para impedir a disseminação da Covid-19, muitas companhias aéreas tomaram os cuidados necessários para manter os aviões higienizados e seguros para os viajantes. Ou seja, a decisão é sua, mas sempre tenha em mente os riscos e os benefícios.

Hotel ou casa de temporada

Se você viajar, precisará de um lugar para descansar. Alguns podem optar por um hotel, enquanto a privacidade de uma casa pode ser atraente para outros. Ambos podem ser seguros se você for cautelosa, seguindo as diretrizes de distanciamento social e fazendo as perguntas certas de antemão.

Antes de reservar, verifique o protocolo de limpeza do hotel ou da propriedade alugada.

Em um esforço para manter a transparência, muitos lugares estão divulgando como estão indo além para manter os hóspedes seguros. Por exemplo, os hotéis estão desinfetando mais e mantendo ocupação de 30% do total. Por outro lado, empresas de aluguel por temporada, como o Airbnb, estabeleceram novos protocolos de limpeza.

Esses espaços devem ser cuidadosamente limpos antes da sua estadia, mas você sempre pode levar produtos de limpeza para higienizar as superfícies para maior conforto. E, semelhante aos meios de transporte, sua segurança em um quarto de hotel ou casa de aluguel por temporada, em última análise, se resume a usar máscara em espaços públicos, lavar as mãos regularmente, higienizar superfícies de alto contato na chegada e não viajar se estiver doente.

Não é um crime se você quiser ou precisar viajar, mas recomendamos ser inteligente e desenvolver um plano com antecedência para manter a si mesma e aqueles que você ama em segurança.

Apesar de ainda estarmos no meio de uma pandemia, a maioria das coisas que estávamos fazendo antes ainda pode ser feita com segurança e responsabilidade.

LEIA TAMBÉM: Vivendo o novo normal: como se adaptar à nova realidade imposta pelo coronavírus?

LEIA TAMBÉM: Coronavírus: como saber quais atividades são seguras e quais são arriscadas?

LEIA TAMBÉM: Como lidar com as emoções neste período de pandemia?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.