dieta-antiinflamatoria-dr-weil-dr-daniel-benitti-vascular-lipedema

Você conhece a dieta anti-inflamatória do Dr. Weil? Ótima para quem tem Lipedema e/ou quer ser mais saudável.

 

dieta-antiinflamatoria-dr-weil-dr-daniel-benitti-vascular-lipedema
A dieta anti-inflamatória do Dr. Weil preconiza um consumo de energia constante.

 

O que você come definitivamente importa quando falamos em saúde. Mas, o mesmo acontece com outras coisas, como os seus genes, ser ativa e não fumar, por exemplo.

A Dieta Anti-inflamatória enfatiza a escolha e preparação de alimentos que ajudam a mantê-la saudável. Não é um plano para perder peso, embora isso aconteça com a maioria das pessoas, já que ao reduzir a inflamação é comum perder alguns quilos como um bônus.

A dieta do Dr. Weil preconiza um consumo de energia constante que atenderá às suas necessidades nutricionais de uma maneira que poderá viver bem por muitos anos.

Como funciona?

Nesta dieta, os carboidratos constituem de 40% a 50% de suas calorias diárias. Eles devem vir de grãos integrais (como arroz integral, aveia e pão integral), feijão e vegetais (como abóbora e batata doce).

As gorduras boas para você consomem outros 30% de suas calorias diárias. Abasteça sua geladeira e despensa com alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como abacates; nozes e manteigas de nozes; ovos fortificados; sementes de linhaça; sementes de cânhamo; e peixes, como salmão, sardinha, bacalhau e arenque. Óleos feitos de cártamo, girassol, milho, e vegetais mistos são proibidos. O azeite de oliva extra-virgem é o azeite preferido.

LEIA TAMBÉM: Azeite ou óleo de coco? Qual é melhor para a sua saúde?

A proteína é responsável por 20% a 30% de suas calorias diárias. A proteína animal é limitada, exceto peixes, alguns queijos e iogurte. Abasteça-se de vegetais ricos em proteínas, como feijão, brócolis, soja e produtos de soja.

“Alimentos processados, como batatas fritas e biscoitos, produtos feitos com xaropes com alto teor de frutose e qualquer alimento feito com óleo parcialmente hidrogenado não devem ser consumidos na Dieta do Dr. Weil. O chá é preferível ao café e o chocolate 70% é liberado com moderação. Assim como na dieta do mediterrâneo, o vinho tinto também está liberado (1 taça para mulheres e 2 para homens). Escolher os alimentos com sabedoria é muito importante ao seguir esta dieta”, acrescenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

LEIA TAMBÉM: Lipedema: 5 alimentos que inflamam e devem ser evitados

LEIA TAMBÉM: Sal: o inimigo de todos, principalmente se você tem Lipedema

Contanto que você não seja grande fã de carne vermelha, este plano alimentar oferece uma boa quantidade de flexibilidade e variedade.

No entanto, a dieta antiinflamatória restringe a proteína animal. Carne magra, incluindo frango sem pele e laticínios, é limitada a duas vezes por semana. Mas, você pode comer peixes e frutos do mar quase todos os dias.

Provavelmente será necessário fazer mais viagens ao supermercado para comprar produtos frescos e frutos do mar. Limpar e preparar produtos frescos pode levar tempo. O mesmo pode acontecer com o planejamento e a preparação das refeições, até que você se acostume a cozinhar dessa maneira.

Suplementos

Além da alimentação, o Dr. Weil recomenda tomar suplementos diários, incluindo:

  • vitaminas C e E
  • selênio
  • carotenóides mistos
  • um multivitamínico contendo vitamina D e ácido fólico
  • cálcio (apenas para mulheres)
  • óleo de peixe (apenas se você não estiver comendo peixes gordurosos duas vezes por semana)
  • coenzima Q10
  • suplemento de gengibre
  • suplemento de cúrcuma

Vegetarianos e veganos?

Esta dieta funciona perfeitamente para você. Já está quase sem carne e você pode eliminar completamente os produtos de origem animal.

Celíacos?

A dieta recomenda reduzir os produtos derivados do trigo, mas não proíbe o glúten. Ainda assim, você pode facilmente incluir produtos sem glúten neste plano alimentar.

Considerações finais

A Dieta Anti-inflamatória do Dr. Weil não é uma dieta para perder peso, mas você provavelmente perderá quilos extras se seguir este plano de alimentação saudável.

No que diz respeito à redução da inflamação, algumas pesquisas mostraram que pessoas que seguem uma dieta semelhante à de Weil foram capazes de reduzir a inflamação, aumentar a energia e melhorar o funcionamento físico.

E você? Está esperando o que para começar a se alimentar melhor?

LEIA TAMBÉM: 7 alimentos que você deveria comer diariamente

LEIA TAMBÉM: Por que ler o rótulo é fundamental para se alimentar bem?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.