disfuncao-eretil-impotencia-sexual-causas-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Disfunção erétil pode estar relacionada a problemas vasculares

disfuncao-eretil-impotencia-sexual-causas-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
Um em cada cinco brasileiros possui problemas de ereção e este número aumenta conforme a idade. (imagem: NetDoctor)

A impotência é a incapacidade de ter ou manter uma ereção durante o ato sexual e pode acontecer por diversas razões, como cansaço, estresse, problemas no relacionamento ou ingestão elevada de álcool.  Caso ela ocorra em mais de 20% das vezes, o homem precisa ligar o sinal de alerta e procurar ajuda médica.

Segundo dados, um em cada cinco brasileiros possui problemas de ereção e este número aumenta conforme a idade. Por isso, é extremamente importante que os tabus em torno desse assunto acabem.

LEIA TAMBÉM: Varicocele: uma das principais causas de infertilidade masculina

LEIA TAMBÉM: Vitaminas que auxiliam a fertilidade masculina

LEIA TAMBÉM: O casamento pode te ajudar a sobreviver a um ataque cardíaco

O que causa a disfunção erétil?

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, explica que a ereção ocorre quando há um aumento do fluxo de sangue no pênis, causado por um estímulo. “Para que o órgão permaneça ereto, é necessário manter o alto fluxo sanguíneo, com um suporte adequado de sangue, além de sinais estimulantes do cérebro. Qualquer alteração nestes mecanismos pode gerar impotência”, explica.

As principais causas são:

• Aterosclerose: a doença vascular obstrui as artérias e diminui o suporte de sangue para o pênis;
  • Tabagismo: aumenta a chance de desenvolver aterosclerose;
  • Diabetes: causa a aterosclerose e muda os nervos periféricos;
  • Alterações neurológicas, como Parkinson, Esclerose Múltipla, derrame e lesão na coluna: interrompem o circuito nervoso de estímulo;
  • Cirurgia de próstata, intestino e bexiga: pode causar lesão dos nervos e alteração do fluxo de sangue durante o procedimento;
  • Estresse, depressão e ansiedade;
  • Medicações, como antidepressivos, anti-hipertensivos, relaxantes musculares, tranquilizantes e antiarrítmicos.

Tratamento

“O principal é sempre pensar em prevenção, cuidar da saúde, fazer check-up vascular anual e, logicamente, ter hábitos saudáveis”, indica o Dr. Daniel Benitti. Contudo, quando o homem já apresenta a disfunção, deve-se procurar um urologista para fazer o diagnóstico, iniciar o tratamento e, se necessário, encaminhar o paciente a um cirurgião vascular para tratar alterações vasculares.

“Hoje temos tratamentos com medicações e, em casos mais avançados, temos a opção de prótese. Mas, o mais importante é o homem não ter vergonha e procurar ajuda especializada”, finaliza.