jovem-sedentario-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

É jovem e não se exercita? Ligue o sinal de alerta!

5/5 - (3 votes)

 

jovem-sedentario-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Ficar longo tempo sentado aumenta o risco de trombose e após os 30 anos há perda de massa muscular e ganho de gordura em um curto período de tempo. (imagem: Babble)

 

Se você tem menos de 30 anos, é saudável, mas não se preocupa muito com atividade física, é melhor repensar seus hábitos.

De acordo com uma nova pesquisa, a redução da atividade física diminui a massa muscular e aumenta a gordura corporal em um período de tempo muito curto. Além disso, o estudo revelou que adultos saudáveis ​​(em média de 25 anos) apresentaram mudanças físicas após duas semanas de inatividade, aumentando o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas.

É isso mesmo o que você leu: apenas duas semanas!

O Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, alerta: “Isso é um pouco assustador, mas ajuda a explicar porque estamos tendo uma epidemia de obesidade e diabetes. Sabíamos que ficar longo tempo sentado aumenta o risco de trombose e após os 30 anos perdemos massa muscular, mas não imaginávamos que ficar duas semanas sem atividade física já começa a dar alterações no corpo”.

LEIA TAMBÉM: Você sabia que ficar muito tempo em frente à televisão ou ao computador é um fator de risco para trombose?

LEIA TAMBÉM: Como se manter em forma depois dos 30 anos?

LEIA TAMBÉM: Como proteger o coração do envelhecimento precoce

Antes de o estudo ser realizado, os jovens tiveram uma média de 10.000 passos por dia, totalizando 161 minutos. Para a pesquisa, eles caminharam apenas cerca de 1.500 passos por dia durante duas semanas, inteirando 36 minutos. Ao mesmo tempo, eles não fizeram mudanças na dieta.

Além da diminuição da massa muscular e aumento da gordura corporal, os níveis cardiorrespiratórios dos participantes também caíram acentuadamente. Da mesma forma, eles não conseguiram correr por tanto tempo ou na mesma intensidade de antes do estudo.

“Os resultados enfatizam a importância de permanecer fisicamente ativo e mostra o início das perigosas consequências do sedentarismo. Se em 14 dias já foram vistas alterações, imagine durante anos”, complementa o Dr. Daniel Benitti.

E você? Está esperando o que para voltar a se exercitar? Cuide da sua saúde vascular que é o seu bem mais precioso. Procure ajuda especializada e compartilhe esta informação para incentivar outras pessoas.

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

LEIA TAMBÉM: O que esperar de uma consulta vascular?

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.