mulher-com-fome-raiva-lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

É normal ficar irritada quando estamos com fome ou é apenas frescura? Isso tem relação com Lipedema?

 

mulher-com-fome-raiva-lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
Existe uma explicação médica para a relação fome-raiva?

 

Quem conhece alguém que quando está com fome fica insuportável, mal humorada, irritada e reage exageradamente com pequenas coisas? E, quando esse alguém é você?!

É real essa combinação de fome e raiva? Isso é realmente um fenômeno fisiológico ou apenas uma versão adulta de chorar pela mamadeira?

Há uma razão fisiológica pela qual algumas pessoas ficam com raiva quando estão com fome. Quando você passa algum tempo sem comer, o nível de açúcar (glicose) no sangue diminui. Quando o açúcar no sangue fica muito baixo, ele dispara uma cascata de hormônios, incluindo cortisol (um hormônio do estresse) e adrenalina (o hormônio lutar ou fugir). Eles são liberados na corrente sanguínea para aumentar e reequilibrar o açúcar no sangue.

“Essa relação raiva-fome é muito comum nas mulheres com Lipedema. Provavelmente devido à proteção natural contra a diabetes, as mulheres com Lipedema apresentam uma glicemia mais baixa. Por isso, é mais fácil a glicemia ficar baixa e ter esse disparo hormonal. A liberação de cortisol pode causar agressividade em algumas pessoas. Além disso, o baixo nível de açúcar no sangue pode interferir nas funções cerebrais superiores, como aquelas que nos ajudam a controlar e regular nossos impulsos e comportamentos primitivos. Entender o que acontece é o primeiro passo para evitar que aconteça”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema, que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

LEIA TAMBÉM: Dicas alimentares que diminuem a inflamação

Portanto, realmente existe uma explicação médica para esta relação fome-raiva:  é uma reação bioquímica devido ao baixo nível de açúcar no sangue. Não é a mesma coisa que ficar rabugenta quando você está cansada, doente ou se sentindo mal, por exemplo.

Por que algumas pessoas ficam com raiva e outras apenas com fome?

sintomas-mulher-com-fome-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Pessoas que lutam para controlar a raiva ou que têm problemas de controle de impulso podem ser mais suscetíveis a ficar com raiva. No entanto, não é algo totalmente aceito.

A fome pode gerar outras reações além da raiva: 

  • Fadiga
  • Sonolência
  • Dificuldade de concentração
  • Má coordenação
  • Suscetibilidade de cometer erros

Quando isso é um problema?

Ficar com tanta fome a ponto de ficar com raiva não é necessariamente um problema de saúde. Se você for saudável, um ataque ocasional de fome extrema não é alarmante. No entanto, as pessoas que têm outros problemas de saúde devem tomar medidas para evitar. Isso inclui quem está tomando vários medicamentos, quem têm problemas de saúde e quem está abaixo do peso ou desnutrida.

Pessoas que têm estressores metabólicos, como diabetes, distúrbios pancreáticos ou hepáticos e síndromes de insuficiência adrenal estão particularmente sob risco de complicações ou efeitos adversos do baixo nível de açúcar no sangue devido à resposta contra regulatória inadequada.

Se você tem tendência a ficar com raiva, siga as etapas abaixo para controlar ou prevenir:

  • Faça várias pequenas refeições ao longo do dia, ou certifique-se de que o café da manhã, almoço e jantar sejam gratificantes e nutritivos.
  • Evite ultraprocessados e doces, que podem causar queda do açúcar no sangue, após incitarem uma onda de açúcar. Alimentos ricos em nutrientes e ricos em fibras são os melhores e fazem com que você se sinta saciada por mais tempo.
  • Tenha lanches saudáveis à mão – alguns lanches úteis dentro da bolsa, carro ou mesa podem oferecer paz de espírito enquanto estiver longe de casa.
  • Pratique exercícios regularmente.
  • Durma bem.
  • Mantenha-se hidratada.

O seu corpo te agradecerá e a sua família e amigos também!

LEIA TAMBÉM: 7 alimentos que você deveria comer diariamente

LEIA TAMBÉM: Você come praticamente todos os dias a mesma coisa?

LEIA TAMBÉM: 3 maneiras fáceis para você começar a comer melhor

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.