escovacao-a-seco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Escovação a seco: o que é e quais os benefícios

Escovação a seco: o que é e quais os benefícios
5 (100%) 4 votes

 

escovacao-a-seco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A escovação a seco é muito boa para as mulheres, principalmente as que têm Lipedema. (imagem lifeimprovement.co.uk )

 

Há uma variedade de alegações de saúde sobre a escovação a seco. Para quem nunca ouviu falar, a escovação a seco envolve massagem corporal diária com uma escova seca de cerdas duras.

Benefícios

A ideia por trás da escovação a seco é fazer com que o sistema linfático se ative, ajudando o corpo a metabolizar e se livrar das toxinas que permanecem dentro dele. Além disso, ela também ajuda a circulação e elimina as toxinas que se acumulam no tecido adiposo sob a pele. Uma rotina de escova a seco também é ótima para esfoliação da pele, pois você estará removendo a pele morta e desobstruindo os poros. Ou seja, têm muitos benefícios, apesar de ser uma técnica simples de ser executada e com baixo custo.

“A escovação a seco é muito boa para as mulheres, principalmente as que têm Lipedema. A ação mecânica da escovagem a seco ajuda a desintoxicar e retirar a inflamação acumulada na gordura, aumentando a circulação sanguínea e promovendo o fluxo e drenagem da linfa. Também estimula o sistema nervoso, o que pode fazer a pessoa se sentir revigorada e com menos dor”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular especialista em Lipedema, que atende em São Paulo, Campinas e, no momento, a distância. 

LEIA TAMBÉM: Cerca de 11 milhões de mulheres têm Lipedema, mas a maioria não sabe!

LEIA TAMBÉM: Celulite e Lipedema: como melhorar os sintomas e a aparência da pele

Como fazer?

A escovação tem de ser a seco e não durante o banho. Escovar a pele enquanto ela está seca permite esfoliar e aumentar a circulação sanguínea sem tirar a umidade, como pode acontecer com a água quente do banho.

A escovação pode ser feita a qualquer hora, mas é melhor antes do banho. Em seguida, você pode lavar as células mortas da pele e a pele escamosa. E, depois do banho, você pode passar um creme hidratante.

O ideal é usar uma escova com cerdas duras naturais, de preferência com um cabo longo. Algumas cerdas são mais rígidas do que outras e isso depende da sensibilidade e preferência da sua pele. A ideia é estimular e não irritar a pele. A alça longa ajuda você a alcançar as costas.

Você deve estar com a pele seca e com uma escova de cerdas naturais. Comece a partir dos pés e tornozelos, fazendo movimentos longitudinais e longos. No tronco e nas costas, faça movimentos circulares. O movimento deve ser na direção de baixo para cima. Pode ser sensível no abdômen, seios e pescoço, então diminua a pressão conforme necessário.

sentido-escova-seca-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Sentido dos movimentos com a escova.

Escove as mãos até as axilas e as nádegas até as costas. Algumas passagens sobrepostas por área são suficientes. Se você percorrer uma área por muito tempo, pode realmente quebrar a integridade da pele e causar irritação ou sangramento. Você pode fazer isso uma vez por dia e tomar banho imediatamente depois.

“Embora exista informação na internet, não há comprovação que a escovação a seco auxilia na digestão ou no aparecimento de celulite. É provável que melhore a celulite ao ativar a circulação e drenagem linfática, contudo ainda não há evidência científica. Mas, pelos outros benefícios, já vale a pena fazer”, indica o Dr. Daniel Benitti.

Dica

Nunca escove a pele que não está íntegra, o que inclui cortes, arranhões, lesões, feridas ou queimaduras, inclusive queimaduras de sol. Além disso, nunca escove as áreas de infecção, vermelhidão ou irritação geral, inflamação ou câncer de pele. Pare de escovar a seco se a pele ficar irritada ou inflamada. Também não escove o rosto.

Essas escovas têm cerdas que geralmente são bem firmes. Se a sua pele for muito sensível, você pode trocar e experimentar uma toalha seca simples.

LEIA TAMBÉM: Como escolher o protetor solar? Saiba porque é importante usar, principalmente se você tem Lipedema

LEIA TAMBÉM: Como obter mais colágeno e deixar a pele, veias e articulações saudáveis?

LEIA TAMBÉM: Como fazer colágeno naturalmente?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.