acne-espinhas-rosto-mascara-covid-19-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas

Não aguenta mais as espinhas que surgiram com o uso das máscaras? Saiba o que pode ajudar!

 

acne-espinhas-rosto-mascara-covid-19-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Quando você respira ou fala, a máscara tende a prender uma grande quantidade de ar quente e úmido, propício para o crescimento de leveduras, bactérias e outra flora, gerando espinhas. (imagem oaltouruguai)

 

Quando falamos a palavra acne, todos pensam na adolescência. Mas, as espinhas não têm idade para aparecer e é irritante em qualquer fase da vida. Felizmente, existem maneiras de lidar com ela quando começa a tomar conta de nosso rosto ou corpo.

O novo normal exige que usemos máscaras regularmente e por longos períodos de tempo. Enquanto cobrimos a boca e o nariz visando impedir a disseminação da Covid-19, estamos descobrindo a acne relacionada à máscara.

Quando você respira ou fala, a máscara tende a prender uma grande quantidade de ar quente. Além de ser incômodo, esse ar cria um ambiente quente e úmido, propício para o crescimento de leveduras, bactérias e outra flora, como demodex (tipos de ácaros que vivem naturalmente na pele).

Esse desequilíbrio bacteriano, fúngico e de ácaros associado a fricção da máscara podem promover surtos de espinhas, rosácea e dermatite perioral, com formação de pequenas espinhas e pústulas ao redor da boca e do nariz.

“Tratamentos tópicos e protetor solar podem ajudar a acalmar e equilibrar a flora normal da pele. Uma camada de hidratante adequado ao tipo de pele ou mesmo um protetor solar que contenha zinco ou titânio pode ajudar a pele, servindo como uma barreira contra qualquer atrito ou irritação. Mas, é importante salientar que camadas grossas de loção ou protetor solar no rosto podem agravar as erupções com ou sem máscara”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo, Campinas e, no momento, a distância.

LEIA TAMBÉM: Como escolher o protetor solar?

LEIA TAMBÉM: Como fazer colágeno naturalmente?

Maquiagem

Não se preocupe, você não precisa ficar sem. Mas, também não pode exagerar.

Sob as máscaras normais é aceitável usar uma leve camada de maquiagem.  Contudo, se você estiver usando uma máscara N-95 que será reciclada, as manchas de maquiagem podem limitar a capacidade de reutilizá-la ou limpá-la totalmente. Nesse caso, você deve evitar o uso de maquiagem. 

Tipo de máscara

Tecidos mais leves, mais frios e geralmente mais fáceis de respirar são muitas vezes os que não fazem um bom trabalho de filtragem do vírus em qualquer direção, mas são bons para a sua pele. Tecidos de trama justa e máscaras com várias camadas proporcionam a melhor proteção. Alguns tecidos são mais macios e flexíveis, por isso podem ser mais confortáveis. Lavar o tecido ou a máscara primeiro, para remover qualquer acabamento do tecido, também pode ajudar a reduzir a possibilidade de irritação. 

Mudar a máscara com frequência pode ajudar a reduzir a irritação, especialmente após suar ou praticar exercícios.

“Escolher o tamanho adequado da máscara também é muito importante. Uma máscara pequena irá causar mais atrito com a pele, machucar as orelhas e ainda pode causar dor de cabeça”, indica o Dr. Daniel Benitti.

Dica

Uma boa espuma de limpeza facial ajudará a manter a sua pele limpa e calma.

Ocasionalmente, lavar o rosto com um shampoo que contenha sulfeto de selênio também pode ser um calmante para a pele e ajudar a remover o excesso de levedura, especialmente ao redor do nariz e da boca.

Se você tem tendência a ter herpes labial, o estresse da pandemia, bem como a irritação local causada pela máscara, podem torná-la mais provável. Se eles aparecerem, procure tratamento com dermatologista o mais rápido possível.

Utilizar máscara o dia inteiro é chato e irritante. No entanto, é necessário neste momento de tantas incertezas. É um sinal de respeito ao próximo!

Em breve passaremos por este momento tão difícil.

LEIA TAMBÉM: Use máscara, mesmo sem sintomas da covid-19. Saiba por que e quais cuidados tomar

LEIA TAMBÉM: Como lidar com as emoções neste período de pandemia?

LEIA TAMBÉM: Uma conversa madura e baseada em evidências sobre as vacinas

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.