exercicio-fisico-prevencao-covid-19-coronavirus-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Exercício regular pode prevenir SDRA: uma das principais causas de morte da Covid-19

Exercício regular pode prevenir SDRA: uma das principais causas de morte da Covid-19
5 (100%) 13 votes

 

exercicio-fisico-prevencao-covid-19-coronavirus-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A obesidade está presente em mais da metade dos pacientes internados por Covid-19. (imagem freepik)

 

Uma recente revisão realizada pela Universidade de Virgínia mostrou que os resultados de pesquisas médicas “apoiam fortemente” a possibilidade de que o exercício físico possa prevenir ou, pelo menos, reduzir a gravidade da SDRA (Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo), que afeta entre 3% e 17% de todos os pacientes com Covid-19.

Com base nas informações disponíveis, os centros de controle e prevenção de doenças estimam que de 20% a 42% dos pacientes hospitalizados por Covid-19 desenvolverão SDRA. Mas, este número aumenta para 67% a 85% quando eles vão para UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Pesquisas realizadas antes da pandemia sugeriram que aproximadamente 45% dos pacientes que desenvolvem SDRA grave morrem!

“Tudo o que você escuta agora é: distanciamento social, ventilador e cloroquina, como se tudo que pudéssemos fazer fosse evitar a exposição ou confiar na cloroquina ou em um ventilador para sobreviver se formos infectados. O outro lado da história é que aproximadamente 80% dos pacientes confirmados com Covid-19 têm sintomas leves, sem necessidade de suporte respiratório. A questão é o porquê”, comenta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e Campinas.

Estudo recentes evidenciaram que a obesidade está presente em mais da metade dos pacientes internados e também naqueles que precisam de ventilação mecânica.

Por meses, a idade e doenças, como diabetes e hipertensão, apareceram como fatores determinantes de risco. Contudo, agora sabemos que a obesidade é o fator crônico mais importante, principalmente em pacientes jovens.

 

Nós temos um potente antioxidante denominado extracelular superóxido dismutase. Ele caça radicais livres nocivos, protegendo nossos tecidos e ajudando a prevenir doenças. Os nossos músculos produzem naturalmente esta substância, secretando-a na circulação para permitir a ligação a outros órgãos vitais, mas sua produção é aumentada pelo exercício cardiovascular.

Uma diminuição no antioxidante é vista em várias doenças, incluindo pulmonar aguda, doença isquêmica do coração, insuficiência renal e obesidade.

LEIA TAMBÉM: Uma nova Era para a medicina mente-corpo

Pesquisas sugerem que mesmo uma única sessão de exercício aumenta a produção do antioxidante!

“Não podemos viver isolados para sempre. O exercício regular tem muito mais benefícios para a saúde do que sabemos. A proteção contra essa grave doença respiratória é apenas um dos muitos exemplos”, alerta o Dr. Daniel Benitti.

Ficar isolado não é fácil, mas costumamos dizer que exercício é um excelente remédio. Então, aproveite o tempo ocioso para se exercitar.

Você não precisa de academia para isso. Associe uma dieta adequada à sua nova rotina de exercícios e aproveite para perder os quilinhos a mais!

Confira abaixo algumas opções de exercícios para fazer em casa:

 

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para melhorar o seu sistema imunológico

LEIA TAMBÉM: Vitamina D pode ajudar a prevenir infecções respiratórias?

LEIA TAMBÉM: Saiba como fazer a respiração diafragmática que melhora a ansiedade

LEIA TAMBÉM: Coronavírus e as consequências do isolamento

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.