Ficar em casa e não ganhar peso: uma difícil tarefa!

Ficar em casa e não ganhar peso: uma difícil tarefa!
5 (100%) 10 votes

 

quarentena-coronavirus-comer-menos-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Enquanto estiver em casa é essencial manter hábitos saudáveis. (imagem freepik)

 

Estamos obrigados a ficar em quarentena, pois a prevenção é crucial para limitar a propagação do coronavírus, mas está muito difícil manter um estilo de vida saudável.

Enquanto estiver em casa é essencial manter hábitos saudáveis por meio de dieta e sono adequados. Para isso, nutrição e hidratação adequadas são vitais.  No entanto, as pessoas já estão percebendo que a calça jeans não está mais servindo e o pijama está virando a roupa do dia a dia.

“As mulheres com lipedema têm sofrido ainda mais com essa quarentena. Muitas estão se alimentando com produtos ultraprocessados, como comidas prontas, que inflamam. Além disso, o estresse também causa inchaço, principalmente nas pernas, e aparecem muitos hematomas”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

Vale lembrar que as pessoas que seguem uma dieta bem equilibrada tendem a ser mais saudáveis, com sistemas imunológicos mais robustos e menor risco de doenças crônicas e infecciosas.

LEIA TAMBÉM: Vitamina D pode ajudar a prevenir infecções respiratórias?

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para melhorar o seu sistema imunológico

Dieta Pritikin

A dieta Pritikin é uma boa aliada para este momento de quarentena. Ela foi desenvolvida por Nathan Pritikin, um engenheiro, como parte de um regime de estilo de vida para a saúde em um retiro no sul da Califórnia. Ele escreveu um livro de dieta em 1979 e seu nome continua associado à dieta com pouca gordura.

A dieta Pritikin consiste em menos de 10% de gordura, 10% a 15% de proteína e 75% a 80% de carboidratos complexos, juntamente com menos de 25 mg por dia de colesterol (dieta de regressão) ou menos de 100 mg por dia de colesterol (dieta de manutenção ).

Ela foi inicialmente projetada para prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, mas hoje sabemos que a dieta do mediterrâneo é a melhor para isso.

Todavia, a dieta Pritikin é indicada para perda de peso e controle da glicemia em curto prazo. Aderir a uma dieta com pouca gordura leva à redução geral de calorias. Se vegetais e legumes são consumidos em vez de carboidratos refinados, ocorre uma redução de calorias com pouca gordura. A dificuldade dessa abordagem é que a adesão a longo prazo requer uma disposição para evitar muitos alimentos e aderir a um regime rigoroso.

Em duas semanas da dieta a pessoa já observa um aumento significativo na produção de urina, com diminuição do inchaço e perda de peso. Neste momento, porém, é necessário ter atenção, pois pode ser necessário ajustar medicamentos para hipertensão, insuficiência cardíaca e diabetes.

dieta-pritikin-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Dieta Pritikin.

“Você deve comer todos os dias uma variedade de alimentos frescos e não processados para obter as vitaminas, minerais, fibras alimentares, proteínas e antioxidantes que o seu corpo precisa. Isso irá ajudar principalmente as mulheres com lipedema, que estão inflamando neste momento”, explica o Dr. Daniel Benitti.

  1. Beba bastante água.
  2. Durma: lembre-se que o sono é tão essencial quanto uma dieta e exercícios saudáveis. Uma noite mal dormida diminui em 20% o metabolismo basal. O sono inadequado afeta a saúde física e mental.
  3. Exercite-se: sabemos que o momento está difícil, mas fazer exercício regular é essencial para apoiar a função imunológica saudável, impedir o ganho de peso e melhorar o humor. Tente fazer uma caminhada sem se aproximar de ninguém.

Vamos passar por tudo isso juntos!

LEIA TAMBÉM: Use máscara, mesmo sem sintomas da covid-19. Saiba porque e quais cuidados tomar

LEIA TAMBÉM: Uma vacina que todos nós tomamos na infância pode proteger do coronavírus

LEIA TAMBÉM: Coronavírus e as consequências do isolamento

LEIA TAMBÉM: O que a Gripe Espanhola de 1918 nos ensina para combater o coronavírus?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.