Fotopletismografia-exame-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas

Fotopletismografia: exame fundamental para descobrir a causa de inchaço e dores nas pernas

4.7/5 - (3 votes)

Fotopletismografia-exame-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
A fotopletismografia é um exame auxiliar muito importante para avaliar e detectar a insuficiência venosa e a eficiência da bomba muscular periférica. (imagem: vascularclinica)

Na clínica vascular, os exames complementares possuem extrema importância, pois auxiliam no diagnóstico e tratamento das doenças. Além disso, quando indicados e bem feitos, são fundamentais no sucesso terapêutico. Nesse ramo, os exames não invasivos que se destacam são o ultrassom doppler e a fotopletismografia.

O que é fotopletismografia?

A fotopletismografia é um exame auxiliar muito importante para avaliar e detectar a insuficiência venosa e a eficiência da bomba muscular periférica (dados que não podem ser obtidos com o ultrassom doppler). Ao mesmo tempo, ele também identifica a eficiência da nutrição arterial de determinado membro do corpo, como braços e pernas, por exemplo, permitindo saber se a quantidade de sangue que chega é suficiente para cicatrizar uma ferida, evitando, assim, cirurgias desnecessárias.

A fotopletismografia é um exame rápido e indolor, que parte do princípio de que o volume de um membro varia proporcionalmente com a alteração da quantidade sanguínea em seu interior, já que a massa muscular, os ossos e os ligamentos possuem volume constante em intervalos de tempo pequenos.

Esse exame é importante?

A fotopletismografia é fundamental para diferenciar a causa de inchaço e dores nas pernas, causados pela insuficiência venosa (varizes) e/ou pela fraqueza da bomba muscular, devido à falta de atividade física.