Fotopletismografia

Fotopletismografia
5 (100%) 4 votes

 

Fotopletismografia-cirurgiao-vascular-dr-daniel-benitti
Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, a fotopletismografia é fundamental para diferenciar a causa de inchaço e dores nas pernas causados pela insuficiência venosa (varizes) e/ou fraqueza da bomba muscular devido à falta de atividade física. (imagem vascularclinica)

 

A avaliação clínica dos membros inferiores na insuficiência venosa por si só não identifica os sistemas envolvidos ou os níveis anatômicos, sendo necessários exames complementares, que podem ser, por sua vez, invasivos ou não invasivos.

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e São Paulo, explica que os exames invasivos praticamente não são mais realizados devido ao desconforto causado no paciente e que, desta forma, forma, os exames não invasivos são mais indicados, principalmente o ultrassom doppler e a fotopletismografia.

LEIA TAMBÉM: Cuidado! Muitas doenças vasculares são silenciosas

LEIA TAMBÉM: 50% dos pacientes com doenças arterial obstrutiva periférica são assintomáticos

LEIA TAMBÉM: Atenção! Vasculite pode causar aneurismas

O que é fotopletismografia?

A fotopletismografia é um exame auxiliar de extrema importância para avaliar e detectar a insuficiência venosa e a eficiência da bomba muscular periférica. “É possível avaliar o tempo de preenchimento venoso, fornecendo um parâmetro objetivo de quantificação do refluxo venoso e potência muscular”, esclarece o Dr. Daniel Benitti.

A fotopletismografia parte do princípio de que o volume de um membro varia proporcionalmente ao volume sanguíneo em seu interior, já que a massa muscular, os ossos e os ligamentos possuem volume constante em intervalos de tempo pequenos.

O exame é rápido, indolor e não causa nenhum desconforto ao paciente. Além disso, os dados que ele fornece não podem ser obtidos com o exame de ultrassom doppler.

LEIA TAMBÉM: Os perigos da pressão alta

LEIA TAMBÉM: Insuficiência arterial crônica

LEIA TAMBÉM: Dislipidemia

Mas esse exame é importante?

Segundo o Dr. Daniel Benitti, a fotopletismografia é fundamental para diferenciar a causa de inchaço e dores nas pernas causados pela insuficiência venosa (varizes) e/ou fraqueza da bomba muscular devido à falta de atividade física. “Esse exame também é excelente para uma avaliação precisa do pré e pós-operatório de cirurgia de varizes, pois fornece medidas objetivas para verificar a mudança do fluxo venoso nas pernas”, afirma.

LEIA TAMBÉM: O que causa inchaço nas pernas?

LEIA TAMBÉM: Pés podem dar sinais de obstrução nas artérias

LEIA TAMBÉM: Secagem de vasinhos

LEIA TAMBÉM: Laser varizes

Onde posso realizar?

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti sempre realiza a fotopletismografia em seus pacientes que possuem indicação para uma avaliação mais precisa, além do exame físico.

Ligue e marque uma consulta.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.