check-up-vascular-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Frio é o melhor momento para fazer check-up vascular

O check-up vascular consiste em uma consulta clínica que tem como objetivo realizar uma pesquisa de sinais, sintomas e fatores de risco das principais doenças circulatórias, por meio de exame físico, laboratorial e de imagem, diagnosticando e prevenindo precocemente enfermidades, como:

• Insuficiência Venosa Crônica – varizes de membros inferiores;
  • Trombose Venosa Profunda;
  • Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) – má circulação nas pernas;
  • Doença Aterosclerótica das Artérias Carótidas;
  • Aneurismas Arteriais (dilatação das artérias).

LEIA TAMBÉM: Trombose é a principal causa de morte dentro dos hospitais

LEIA TAMBÉM: Tem casos de aneurisma na família? Se sim, você precisa fazer um check-up vascular

LEIA TAMBÉM: Fotopletismografia: exame fundamental para descobrir a causa de inchaço e dores nas pernas

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e São Paulo, as enfermidades da circulação apresentam alta prevalência em determinados grupos populacionais. “A tendência é que ocorra um aumento da predominância destes problemas devido ao envelhecimento da população”, afirma.

É imprescindível que o check-up seja realizado por um cirurgião vascular gabaritado e que se mantenha atualizado, para que seja feito um histórico médico completo, incluindo exame físico e,  se necessário, exames complementares. “Dessa forma, você receberá as orientações necessárias para o melhor tratamento ao seu caso específico ou para a prevenção das doenças circulatórias possivelmente suscetíveis”, indica o Dr. Daniel Benitti.

Além do check-up vascular, a recomendação é que as pessoas que sofrem com problemas arteriais evitem a exposição a baixas temperaturas. “O ideal é que elas se protejam mais do frio com agasalhos, luvas, meias e toucas”, aconselha.