Gordura abdominal aumenta o risco de doença cardiovascular

5 (100%) 2 votes

gordura-abdominal-doenca-cardiovascular-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Embora as mulheres tenham uma predisposição genética para ter menos gordura abdominal que os homens, quando elas apresentam esta condição, os riscos de doença cardiovascular ficam mais acentuados. (imagem: mediccal news today)

Barriga de cerveja, pochete, estepe, panceps… Não importa o nome ou o apelido, a quantidade de gordura abdominal (que denomina-se gordura visceral) representa uma ameaça à saúde cardiovascular.

Segundo um recente estudo, que acompanhou cerca de 500 mil pessoas entre 40 e 69 anos no Reino Unido durante 7 anos, as mulheres com um índice maior de gordura visceral apresentaram um risco de infarto de 10-20% superior às mulheres que estavam acima do peso, porém com um índice de gordura visceral normal.

De acordo com o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, este estudo condiz muito com a prática clínica. “O peso não pode ser considerado um fator de risco isolado para doença cardiovascular. Nas mulheres, isso é mais evidente, pois 11% delas têm Lipedema. Essas pacientes tendem a ter um depósito de gordura nas pernas e braços, poupando a região abdominal, o que as protege das doenças cardiovasculares, pressão alta e diabetes, mesmo estando acima do peso”, indica.

LEIA TAMBÉM: Pernas gordas ou com muita celulite? Você pode ter Lipedema!

LEIA TAMBÉM: Lipedema causa inchaço e dores nas pernas

lipedema-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Paciente com Lipedema apresenta acúmulo de gordura nas pernas. / Paciente obesa apresenta acúmulo de gordura na região abdominal.

“Compreender o papel da distribuição da gordura corporal e seus riscos desempenham um papel importante para intervenções no futuro, que poderiam abordar a epidemia de obesidade global de forma mais eficaz”, complementa o Dr. Daniel Benitti.

Por isso, se a sua calça está começando a ficar apertada, está na hora de tomar algumas medidas!

Mantenha o ganho de peso sob controle

Independente da idade, o foco deve ser limitar o ganho de peso.

As mulheres tendem a ganhar peso à medida que envelhecem, principalmente depois da menopausa. Isso ocorre por vários motivos, entre eles alterações hormonais, declínio da massa muscular e, em alguns casos, mudanças no estilo de vida.

Manter o controle do peso, da cintura e fazer alterações narotina diária pode ajudar a evitar que os quilos se elevem à medida que você passa por essa transição. A mudança de estilo de vida e a atividade física associadas à dieta equilibrada irá te manter na medida certa.