Intestino saudável, coração saudável?

Como as bactérias do trato intestinal desempenham um importante papel na sua saúde cardiovascular

 

saude-intestino-saude-coracao-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
O que comemos desempenha um papel importante na composição da microbiota intestinal e as substâncias produzidas por essas bactérias influenciam o risco para muitas doenças crônicas. (imagem: Freepik)

 

Você vai se assustar, mas existem trilhões de bactérias dentro do seu intestino! Elas ajudam na digestão, produzem nutrientes e liberam substâncias que têm efeitos amplos na sua saúde.

“Há uma interação complexa entre as bactérias do intestino e os outros sistemas do corpo, incluindo o vascular, nervoso, endócrino e imunológico. Todas essas relações são altamente relevantes para a saúde cardiovascular”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

Alimentação

O que comemos desempenha um papel importante na composição da microbiota intestinal. As substâncias produzidas por essas bactérias influenciam o risco para muitas doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardíacas, câncer e talvez lipedema.

Um dos mais conhecidos destes metabólitos intestinais, chamado trimetilamina (TMA), se forma quando os micróbios do intestino se alimentam de colina, um nutriente encontrado na carne vermelha, peixe, aves e ovos. No fígado, a TMA é convertida em N-óxido de trimetilamina (TMAO), uma substância fortemente relacionada com a aterosclerose, que é a principal causa de morte no mundo!

Pessoas com os níveis altos de TMAO são 62% mais propensas a ter problemas cardiovasculares graves do que aquelas com os níveis mais baixos. Além disso, esses altos níveis também estão ligados a taxas de mortalidade mais elevadas.

“Porém, é importante ressaltar que algumas pessoas vegetarianas também apresentam TMAO alta e outras que comem muita carne não têm essa disfunção. Isso sugere que os vilões podem ser as bactérias no intestino e não apenas a alimentação”, complementa o Dr. Daniel Benitti.

LEIA TAMBÉM: Qual a dieta mais segura para a saúde cardiovascular?

LEIA TAMBÉM: Pular o café da manhã aumenta o risco de doença cardiovascular

LEIA TAMBÉM: O chocolate faz bem para a saúde cardiovascular?

Intestino

Os metabólitos microbianos do intestino também são conhecidos por influenciar outros fatores intimamente ligados ao risco cardiovascular, como diabetes, pressão alta e inflamação.

Uma dieta rica em fibras, por exemplo, pode estimular o crescimento de bactérias intestinais que produzem ácidos graxos de cadeia curta. Um intestino que inclui esses micróbios parece ajudar as pessoas com diabetes a controlar melhor o açúcar no sangue e o peso corporal.

Dessa forma, vale a pena usar probióticos?

A promessa dos probióticos

Os probióticos são bactérias presentes no iogurte, alimentos fermentados e suplementos. Muitos estudos estão sendo realizados para entender mais os benefícios deles, contudo ainda é muito cedo para recomendá-los para todas as pessoas. Certamente, em um futuro bem próximo teremos mais respostas sobre esse assunto.

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.