laser-varizes-laser-vasinhos-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular

Laser para varizes e vasinhos: tudo o que você sempre quis saber!

3.7/5 - (12 votes)

laser-varizes-laser-vasinhos-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular
O laser possibilita menor tempo de recuperação e menos dor no pós-operatório. (imagem: rsaúde)

O laser é uma luz em uma frequência específica e amplificada que tem sido cada vez mais usado para o tratamento de varizes e vasinhos. No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a efetividade desse procedimento e em quais casos ele deve ser empregado.

Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, o laser pode ser usado para tratar quase todas as varizes, desde o tratamento de vasinhos muito pequenos (telangiectasias) até a veia safena. “Temos diferentes técnicas e tipos de aparelhos, com frequências e fibras que devem ser utilizados especificamente para cada caso”, explica.

LEIA TAMBÉM: Varizes: muito além da estética, problemas reais de saúde

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre varizes: a doença que atinge mais pessoas do que você imagina

LEIA TAMBÉM: Quem toma anticoagulante pode operar as varizes?

Nas pessoas em que a Safena deve ser tratada, o laser se mostra superior à cirurgia de retirada da veia (safenectomia). Os consensos dos médicos americanos e europeus recomendam esta técnica para o tratamento dos pacientes, por ter risco menor de complicações e diminuir o tempo de recuperação e retorno às atividades do dia-a-dia.

“Nesse caso, o laser possibilita menor tempo de recuperação e menos dor no pós-operatório, quando comparado à cirurgia convencional. Em outras palavras, para quem tem insuficiência de veias safenas, o melhor tratamento existente hoje no mundo é a termoablação com laser”, afirma o Dr. Daniel Benitti.

O cirurgião vascular explica que o objetivo do tratamento das varizes e vasinhos é eliminar os vasos que não estão funcionando adequadamente, fazendo com que o sangue passe apenas pelas veias saudáveis. “O laser é uma ferramenta que utilizamos para eliminar o vaso sem retirá-lo do lugar, evitando os cortes e cicatrizes da cirurgia tradicional, em que ele é retirado do corpo”, esclarece.

O uso dessa ferramenta na cirurgia vascular pode ser feito sobre a hemoglobina ou sobre a parede do vaso, com o intuito de fechá-lo. Contudo, o Dr. Daniel Benitti não utiliza o laser que atua sobre a hemoglobina, pois pode gerar muito calor e lesar os tecidos ao redor, como a pele, por exemplo.

Atualmente, não existe nenhum estudo que demonstre superioridade do laser em relação à aplicação de vasinhos (escleroterapia) – tanto em efetividade, como em diminuição da dor. Por isso, o Dr. Daniel Benitti prefere fazer aplicação de vasinhos a utilizar o laser. No entanto, outras frequências de laser estão sendo estudadas e isso poderá mudar em breve.