Saiba como melhorar a sua saúde cardiovascular em apenas 2 meses

Saiba como melhorar a sua saúde cardiovascular em apenas 2 meses
4.4 (87.5%) 8 votes

 

saude-cardiovascular-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A dieta DASH é mais eficaz do que muitos medicamentos para pressão arterial.

 

Duas décadas atrás, o estudo DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) testou os efeitos de três dietas diferentes em quase 500 participantes durante 2 meses.

A primeira era uma dieta americana típica, relativamente baixa em frutas e vegetais (3,5 porções diárias) e rica em junk food e doces. A segunda ofereceu mais frutas e verduras (8,5 porções diárias), além de sementes, nozes e feijão, e poucos doces. A terceira era a dieta DASH, muito saudável, rica em frutas e legumes (9,5 porções diárias), feijão, nozes, sementes e grãos integrais, e quase nenhum doce.

Os participantes realmente aderiram a cada plano de dieta: todas as refeições foram fornecidas pelos pesquisadores, com uma refeição por dia feita no centro de estudo e o restante em refrigeradores para levar para casa. Todas as dietas tinham a mesma quantidade de sódio (sal) e calorias.

“Depois de apenas duas semanas, a dieta com mais frutas e vegetais e a dieta DASH diminuíram significativamente a pressão arterial! Esse efeito saudável da pressão sanguínea durou todo o estudo de oito semanas. Mais importante ainda, isso não ocorreu devido a diferenças na ingestão de sódio ou perda de peso entre os participantes nos três grupos de dieta”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

Além disso, o estudo destacou um efeito notável sobre os participantes após a dieta DASH. Entre aqueles com diagnóstico de pressão alta, a pressão arterial sistólica (o número mais alto) caiu 11,4 pontos, e a pressão arterial diastólica (o número mais baixo), 5,5 pontos. Basicamente, a dieta DASH foi mais eficaz do que muitos medicamentos para pressão arterial!

Quem quer tomar comprimidos quando você pode simplesmente comer de forma mais saudável e que trará muitos outros benefícios?

Dietas mais ricas em frutas e vegetais estão associadas a menor risco de todos os tipos de doenças cardiovasculares, câncer e melhoram o Lipedema. (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5837313/)

LEIA TAMBÉM: Dieta do Mediterrâneo: melhor para o Lipedema e saúde cariovascular

LEIA TAMBÉM: 7 receitas para você aproveitar a Dieta do Mediterrâneo

LEIA TAMBÉM: Sal: o inimigo de todos, principalmente se você tem Lipedema

Estudo recente

saude-cardiovascular-dieta-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Os benefícios de comer mais frutas e vegetais podem ser vistos em 2 a 8 semanas.

Um estudo publicado hoje (16.06.2020) analisou os dados coletados na pesquisa original. Usando amostras de sangue dos participantes do estudo original em todos os três grupos de dieta, eles realizaram testes mais recentes que podem detectar níveis de estresse cardíaco, lesão muscular do coração e inflamação total do corpo.

Eles descobriram que, tanto a dieta com mais frutas e vegetais, quanto a dieta DASH diminuíram significativamente os níveis de estresse cardíaco e lesão muscular após apenas oito semanas. Os níveis totais de inflamação corporal não foram significativamente diferentes, mas os cientistas levantam a hipótese de que a inflamação, que está ligada ao peso e lipedema, diminuiria com a alimentação saudável contínua e a inevitável perda de peso a seguir. Isso foi demonstrado em muitos outros estudos.

Os benefícios de comer mais frutas e vegetais podem ser vistos em duas a oito semanas: pressão arterial significativamente menor, uma pressão mensurável mais baixa no coração e diminuição dos danos nos músculos do coração.

Você não pode ver essas alterações com seus olhos. As medições da pressão arterial e exames de sangue que encontram marcadores de tensão e dano cardíaco podem mostrar alterações invisíveis, mas de importância crucial para a nossa saúde, que mais tarde podem levar a um ataque cardíaco, aneurisma da aorta, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica, demência e piora do Lipedema. Um sistema cardiovascular saudável e sem inflamação mantém o nosso corpo funcionando bem!

“Os benefícios de uma dieta saudável não devem se restringir apenas a perda de peso. Uma alimentação baseada em frutas, vegetais, feijões e legumes, nozes, sementes e grãos integrais, evitando alimentos processados, carnes vermelhas, lanches e doces faz bem para tudo e todos”, enfatiza o Dr. Daniel Benitti.

Dicas para uma dieta NASH:

Café da manhã

cafe-da-manha-saude-cardiovascular-dieta-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Comece o dia com um café da manhã saudável.

Em vez de uma tigela de cereal ou um pãozinho no café da manhã (que são alimentos processados), tome iogurte natural com pouca gordura e uma grande porção de frutas frescas com uma porção de nozes. Experimente granola vegana sem adição de açúcar.

Sente fome entre as refeições?

nozes-amendoas-saude-cardiovascular-dieta-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Prefira nozes e amêndoas, por exemplo, para os intervalos entre as refeições.

Coma uma porção de nozes, amêndoas ou castanha de caju e uma banana ou maçã. Você também pode comer uma porção de cenouras, uma laranja e um quadrado de chocolate 70% (você não leu errado). Todo lanche será mais saudável (e mais recheado) se incluir frutas e vegetais ricos em fibras.

LEIA TAMBÉM: Chocolate auxilia no tratamento de doença cardiovascular

LEIA TAMBÉM: Chocolate está relacionado a menor risco de depressão

Coma mais vegetais em suas refeições principais. 

couve-saude-cardiovascular-dieta-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Adicione nutrientes e fibras à sua receita habitual.

Tenha espinafre ou couve picada à mão para incluir na sua refeição, eles irão adicionar nutrientes e fibras à sua receita habitual. Coloque alguns vegetais ao seu churrasco, abobrinha e berinjela ficam deliciosos na grelha com um fio de azeite.

LEIA TAMBÉM: Corte o açúcar em 10 dias!

LEIA TAMBÉM: Três tipos de alimentos que você deve evitar e por quê

LEIA TAMBÉM: Alimentação adequada pode tratar a ansiedade

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.