dicas-saude-sistema-linfatico-imunidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

10 dicas para melhorar o seu sistema linfático

10 dicas para melhorar o seu sistema linfático
5 (100%) 4 votes

 

dicas-saude-sistema-linfatico-imunidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
O sistema linfático ajuda a limpar o fluido do tecido conjuntivo que envolve as células do corpo, removendo impurezas e resíduos. (imagem freepik)

 

O sistema linfático é uma peça importante do sistema circulatório. Nos últimos anos temos visto um aumento crescente da atenção e estudos sobre a influência dele na fisiologia sistêmica ou de todo o corpo.

O sistema linfático é importante, pois ajuda a limpar o fluido do tecido conjuntivo que envolve as células do corpo, removendo impurezas e resíduos. Esta drenagem linfática limpa as células, absorvendo o excesso de líquidos, gorduras, proteínas e toxinas dos tecidos e sangue e, em seguida, pode ser eliminada pelos rins.

O fluxo linfático adequado é essencial para que as células do corpo funcionem perfeitamente.

Um sistema linfático com mau funcionamento está associado ao desenvolvimento de doenças crônicas.

“Um sistema linfático pouco saudável com drenagem e função debilitados pode levar a sérios problemas de saúde e contribuir para a fibromialgia, síndrome da fadiga crônica, obesidade, depressão, dores e inchaço, além de piorar o Lipedema. Toda mulher com Lipedema tem alteração da função linfática nas pernas, mesmo que não seja visível. Por isso, é fundamental entender como o sistema linfático funciona e tomar as medidas necessárias para mantê-lo saudável e em bom funcionamento.”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular especialista em Lipedema, que atende em São Paulo, Campinas e, no momento, a distância.

Existem alguns passos simples a seguir para manter o fluxo do nosso sistema linfático e ter uma boa drenagem linfática. Quando a linfa está fluindo perfeitamente, funcionamos melhor!

  1. Pratique exercícios regularmente

dicas-saude-sistema-linfatico-imunidade-atividade-fisica-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
O movimento da linfa depende das contrações dos músculos circundantes.

Praticar exercícios diariamente pode ser uma das maneiras mais fáceis e eficazes de melhorar a saúde do sistema linfático. Esteja você levantando pesos na academia, dançando pela casa com seus filhos ou indo para uma corrida com o cachorro, está incentivando a saúde do seu sistema linfático e melhorando a função imunológica.

O sistema linfático não contém bomba, o movimento da linfa depende das contrações dos músculos circundantes. Por isso, mexa-se!

Aumentar o suprimento de oxigênio ao tecido facilita uma resposta imunológica saudável. O exercício estimula a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio para os tecidos e células. Por outro lado, a falta de exercícios leva ao acúmulo de toxinas nos músculos.

Atividades na água são ótimas, pois a própria pressão da água sobre o corpo estimula o fluxo linfático.

LEIA TAMBÉM: Se exercitando com Lipedema

  1. Dieta anti-inflamatória

dieta-do-mediterraneo-beneficios-sistema-linfatico-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Evite o consumo de uma dieta rica em gordura e carboidratos.

A melhor dieta anti-inflamatória é a do mediterrâneo.

Os polifenóis do chá, particularmente as catequinas do chá verde, são potentes antioxidantes e combatem a inflamação, o dano ao DNA e a oxidação do LDL. Eles são um potente aliado à dieta do mediterrâneo.

Evite o consumo de uma dieta rica em gordura e carboidratos.

Especialmente com a idade, ter uma dieta saudável rica em antioxidantes e gorduras boas é necessário para moderar a resposta imunológica. Os vasos linfáticos contidos nos intestinos são facilmente suscetíveis a disfunções como resultado de uma dieta pouco saudável.

Os vasos linfáticos nesses locais são parcialmente responsáveis pela formação de triglicerídeos e colesterol, porque transportam gorduras e lipídeos. Comer uma dieta anti-inflamatória não é apenas benéfico para remover o acúmulo de tóxicos no sistema linfático, mas também reduz o risco de doenças cardiovasculares e obesidade.

LEIA TAMBÉM: 7 receitas para você aproveitar a dieta do mediterrâneo

  1. Use técnicas de redução do estresse

respiracao-diafragmatica-estresse-sistema-linfatico-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
As técnicas de redução do estresse aliviam a congestão e estimulam a circulação e a desintoxicação da linfa pelo corpo.

As técnicas de redução do estresse estimulam o fluxo da linfa pelo corpo. Elas podem englobar:

  • Ioga
  • Pilates
  • Exercícios de respiração profunda (diafragmática)
  • Alongamento
  • Manter uma boa postura

Você já deve ter ouvido que essas técnicas são boas estratégias para aliviar a ansiedade e o estresse. Além disso, elas aliviam a congestão e estimulam a circulação e a desintoxicação da linfa pelo corpo.

Quando a linfa fica estagnada nas extremidades, um acúmulo de substâncias patogênicas, marcadores inflamatórios e resíduos celulares é capaz de causar estragos na resposta imunológica, levando a um declínio na saúde e piora da inflamação.

LEIA TAMBÉM: 7 dicas para manter a calma e enfrentar as dificuldades diárias

  1. Ria

beneficios-da-risada-sistema-linfatico-como-fazer-novos-amigos-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Ao rir, a barriga realiza a respiração diafragmática.

Estudos biofísicos mostram que, ao rir, a barriga realiza a respiração diafragmática (o diafragma oscila para cima e para baixo a uma taxa muito rápida) e cria uma forte pressão negativa dentro do ducto torácico (o maior vaso linfático do corpo). Sob pressão negativa, o líquido linfático busca uma área de menor pressão, disparando a linfa para cima e para fora através dos vasos linfáticos, aumentando a velocidade e o fluxo até 10 a 15 vezes a taxa normal de fluxo!

5 Óleos essenciais

oaromaterapia-dicas-saude-sistema-linfatico-imunidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Os óleos essenciais causam uma resposta emocional positiva.

Muitos óleos desintoxicam o tecido e melhoram o fluxo da linfa e a remoção de substâncias tóxicas. Os óleos essenciais usados na aromaterapia são uma tradição milenar e oferecem propriedades terapêuticas.

Um estudo evidenciou que os óleos essenciais causam uma resposta emocional positiva apoiada pela mudança química do cérebro de um indivíduo e aumento do fluxo sanguíneo. As pessoas submetidas ao tratamento exibiram diminuições significativas de estresse e ansiedade, o que contribui tanto para uma resposta emocional positiva quanto fisiológica.

  1. Escovação a seco

escovacao-a-seco-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A escovação a seco pode melhorar a qualidade da pele e aumentar a imunidade.

A prática ayurvédica de escovar a seco aumenta a circulação e, portanto, também aumenta o fluxo linfático e a desintoxicação. A escovação a seco ajuda a remover células mortas da pele e resíduos tóxicos, além de estimular as glândulas sudoríparas, abrindo os poros e promovendo a circulação linfática subjacente.

A escovação a seco pode melhorar a qualidade da pele e aumentar a imunidade. Essa prática é simples, não requer prática, apenas poucos minutos.

  1. Drenagem linfática

drenagem-linfatica-dicas-saude-sistema-linfatico-imunidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A drenagem linfática é uma ótima terapia descongestionante.

Uma drenagem linfática é uma maneira rápida de ativar o seu sistema linfático e deve ser feita por um profissional qualificado, pois isso irá estimular a circulação e drenar fluidos, toxinas e outros produtos residuais longe das células para a eliminação adequada.

A drenagem linfática é uma ótima terapia descongestionante que pode ser combinada com óleos essenciais.

  1. Hidratação

beber-agua-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sp-campinas
Beber água ajuda a deixar tudo mais fluído no corpo.

A hidratação é a chave para a saúde adequada e o funcionamento do sistema linfático, pois é composta principalmente de cerca de 95% de água. Beber água com limão é uma ótima estratégia de desintoxicação, porque, não só hidrata o corpo, mas também estimula um ambiente alcalino. Beber água ajuda a deixar tudo mais fluído no corpo e isso facilita o fluxo da linfa, que fica menos espessa.

LEIA TAMBÉM: Está muito quente. Devo comprar água alcalina?

  1. Quiropraxia

quiropraxia-dicas-saude-sistema-linfatico-imunidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
A quiropraxia ajuda a aliviar a tensão dos vasos linfáticos.

A quiropraxia pode ajudar a remover interrupções anatômicas que bloqueiam o fluxo do fluido linfático. Qualquer obstáculo de uma estrutura na região superior do tórax impede especialmente a drenagem de toxinas acumuladas por todo o corpo. A quiropraxia ajuda a remover essas obstruções e a aliviar a tensão dos vasos linfáticos, estimulando a desintoxicação. 

Da mesma forma que a força da gravidade estimula o fluxo da linfa em direção ao coração para purificação durante as práticas de ioga e pilates, as mesas de inversão no consultório do quiroprático local oferecem os mesmos benefícios. Você também pode conseguir esse efeito colocando as pernas para cima na parede ou levantando a parte inferior do corpo usando os ombros. Esta técnica aumenta a drenagem linfática, mas deve ser feita com cautela para você não se machucar.

  1. Medicações

remedios-dicas-saude-sistema-linfatico-imunidade-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Alguns fiitoterápicos estimulam a circulação venosa e o fluxo linfático.

Existem fitoterápicos que estimulam tanto a circulação venosa quanto o fluxo linfático, contudo somente devem ser utilizados com prescrição médica. Podem ser utilizados via oral ou em forma de cremes.

Enzimas proteolíticas ajudam na congestão do sistema linfático, promovendo respostas inflamatórias saudáveis. Elas trabalham com o corpo para impulsionar o sistema imunológico e ajudar na recuperação e reparação após uma cirurgia (como a lipoaspiração do Lipedema).

Não devem ser utilizados diuréticos para tratar inchaço linfático. Eles não aumentam o fluxo linfático, apenas concentram a linfa e pioram muito a dor nas pacientes com Lipedema.

Alerta

Procure sempre ajuda especializada. Os linfáticos são extremamente importantes na saúde do nosso corpo. Uma equipe multiprofissional pode ajudar a melhorar o seu sistema linfático e eliminar as toxinas acumuladas e produzidas no dia-a-dia.

Busque sempre um cirurgião vascular experiente e com conhecimento no assunto para ter o melhor tratamento possível. Os benefícios serão duradouros.

LEIA TAMBÉM: Qual o melhor tratamento para Lipedema?

LEIA TAMBÉM: Qual a melhor lipoaspiração para a paciente com Lipedema?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.