medico-vascular-midias-sociais-dr-daniel-benitti

Os benefícios das mídias sociais para a cirurgia vascular

 

medico-vascular-midias-sociais-dr-daniel-benitti
Com as mídias sociais, a informação está chegando para as pessoas de forma muito rápida.

 

Nas últimas duas décadas assistimos a uma vasta expansão das mídias sociais em todos os aspectos de nossas vidas. As pessoas não buscam mais informações em livros ou revistas. Não é mais necessário ir a uma biblioteca para procurar um artigo científico e ficar realizando cópias em máquinas de xerox. Qualquer pesquisa pode ser facilmente acessada em uma barra de ferramentas e os artigos científicos podem ser encontrados de forma mais universal. A informação está chegando para as pessoas de forma muito rápida. Acadêmicos e periódicos estão constantemente aumentando a sua presença nas mídias sociais para atingir um público mais amplo. 

“Um exemplo muito interessante do impacto que as mídias sociais estão causando é na divulgação do Lipedema. A doença foi descrita em 1940, mas nos últimos 4 anos, graças às mídias sociais, as mulheres estão chegando a um diagnóstico e o conhecimento está sendo divulgado. Em 2014, quando comecei a tratar Lipedema, tiveram apenas 100 pesquisas no Google com a palavra ‘Lipedema’ no Brasil. No mês passado, 196.000. A internet vai beneficiar mais de 11 milhões de brasileiras. A multiplicação da informação é muito benéfica para quem tem Lipedema”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular especialista em Lipedema que atende em São Paulo, Campinas e a distância. 

LEIA TAMBÉM: Magra com pernas gordas? Você deve ter Lipedema!

LEIA TAMBÉM: Lipedema não é obesidade: saiba mais sobre esta doença que acomete 11% das mulheres

Um recente estudo mostrou o impacto das mídias sociais em publicações científicas. Após analisar mais de 169 artigos científicos, os pesquisadores descobriram que os artigos citados no Facebook ou Twitter mostraram um aumento de 2,7 vezes no total de citações medianas no Google e um aumento de 2,5 vezes no total de citações medianas no Scopus. Ou seja, eles tiveram uma divulgação MUITO maior que os artigos que não foram citados nas mídias sociais.

Quando escrevemos um artigo científico, queremos que a informação cause um impacto positivo na vida das pessoas. Quanto mais divulgado o artigo, maior a possibilidade desse impacto ser alcançado. Quando um artigo é citado por outro artigo, o impacto aumenta muito.

Cuidado

No entanto, devemos tomar muito cuidado com as informações contidas nas mídias sociais. Existe muita informação falsa, sem evidência científica, que causa um impacto negativo muito grande na população, pois é espalhada de forma astronômica. Muitas vezes, tratamentos ineficazes e até perigosos são colocados em prática para tratar doenças graves. Por isso, é muito importante checar a fonte da informação e se há referências ou certificação para determinado site.

LEIA TAMBÉM: Alerta! Os perigos das fake news na medicina

Somos certificados!

Este site, por exemplo, foi fundado há 8 anos para encorajar a disseminação de informações de saúde de qualidade para pacientes, profissionais da saúde e para o público em geral. Tudo começou com queixas típicas do consultório e hoje virou um livro de cirurgia vascular de A a Z, com foco principal na divulgação do Lipedema.

Este site é certificado internacionalmente pela HONcode. A certificação HONcode é um padrão ético que visa oferecer informações de saúde de qualidade. Isso demonstra a intenção de um site de publicar informações transparentes. A transparência do site irá melhorar a utilidade e objetividade das informações e a publicação de dados corretos.

Ele surgiu de um comprometimento ético e um conjunto de mecanismos para fornecer informações médicas de qualidade, objetivas e transparentes, adequadas às necessidades do público.

Temos de utilizar as mídias sociais a nosso favor e trabalhar de forma mais ativa para divulgar informação de qualidade.

Continuem ajudando a divulgar o Lipedema. Muitas mulheres estão se beneficiando. O diagnóstico já causa um impacto positivo enorme na vida delas.

Juntos somos mais fortes!

LEIA TAMBÉM: A telemedicina foi autorizada durante a pandemia e vai fazer parte da nossa vida 

LEIA TAMBÉM: A difícil arte de ser médico em tempos de pandemia

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.