O estresse pode fazer você engordar?

O estresse pode fazer você engordar?
5 (100%) 2 votes

 

estresse-engorda-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Os níveis altos de cortisol não foram apenas associados ao excesso de peso, mas também à medida da circunferência abdominal elevada, a chamada gordura visceral. (Imagem: Perdendo Barriga)

 

As pessoas estão passando por muito estresse nos últimos anos. A instabilidade política e econômica parece não ter fim e todos estão sofrendo com isso. Você provavelmente sabe que o estresse altera o seu humor, seu sistema imunológico e sua saúde cardiovascular. Mas será que o estresse pode fazer você ganhar peso?

Em um recente  estudo, pesquisadores analisaram os dados de saúde de mais de 2.500 pessoas com mais de 54 anos. Foram analisadas conexões entre o cortisol e o peso corporal. “ O cortisol é um hormônio que seu corpo libera quando você está sentindo estresse físico ou psicológico. O hormônio eleva a pressão arterial e o açúcar no sangue e pode suprimir o sistema imunológico, aumentando o depósito de gordura no corpo. Nas mulheres com lipedema ele aumenta a inflamação e a quantidade de gordura nas pernas e quadril.”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

LEIA TAMBÉM: Gordura abdominal aumenta o risco de doença cardiovascular

LEIA TAMBÉM: Qual a melhor dieta para tratar o lipedema?

No estudo, foram utilizadas as medidas de peso, altura e circunferência da cintura para avaliar o status de peso, e mediram o cortisol pelas concentrações do hormônio nos fios de cabelo. Os resultados mostraram uma conexão entre o hormônio do estresse (cortisol) e excesso de peso.

Os níveis altos de cortisol não foram apenas associados ao excesso de peso, mas também à medida da circunferência abdominal elevada, a chamada gordura visceral. As pessoas que tinham maiores índice de massa corpórea (IMC) possuíam níveis mais altos de cortisol, enquanto as que tinham maior circunferência abdominal, ou maior gordura visceral, também estavam com esse nível mais alto.

LEIA TAMBÉM: Querendo emagrecer? Será que apenas atividade física resolve?

LEIA TAMBÉM: O que acontece com a gordura quando você emagrece

“ Quando os humanos tiveram de fugir de animais selvagens e outras ameaças ambientais graves, um aumento temporário do cortisol foi um mecanismo útil. Hoje, no entanto, o estresse mantido por longo prazo pode causar estragos em nossos corpos”, alerta o Dr. Daniel Benitti.

A conexão entre estresse e ganho de peso é real, principalmente porque hábitos saudáveis como dormir o suficiente, se exercitar e comer uma dieta saudável são mais difíceis de serem realizados quando você sente que está sob estresse contínuo.

O estudo nos ajuda a lembrar de não deixar nossa saúde em segundo plano quando passamos por um momento de aumento do estresse.

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.