beneficios-escovacao-a-seco-lipedema-medico-dr-daniel-benitti

O friozinho chegou e o banho está cada vez mais quente: devo continuar fazendo a escovação a seco?

A escovação a seco é ótima para a saúde, principalmente para as mulheres que têm Lipedema.

 

beneficios-escovacao-a-seco-lipedema-medico-dr-daniel-benitti
A escovação a seco é excelente para esfoliar a pele seca e desobstruir os poros, além de desintoxicar a pele, aumentando a circulação sanguínea e promovendo a drenagem da linfa.

 

Você já descobriu nas nossas postagens aqui no blog e nas nossas lives no Instagram que a escovação a seco é ótima para a saúde, principalmente para as mulheres que têm Lipedema. Mas, apesar de ser uma terapia que proporciona muitos benefícios, ela também requer alguns cuidados. Há uma variedade de alegações de saúde e mitos sobre escovar a pele a seco, por isso é importante fazer da maneira certa e saber quando não é o ideal.

Se você não sabe o que é escovar a pele a seco, é uma massagem corporal diária com uma escova seca de cerdas duras que ajuda a descamar a pele, aumenta a circulação linfática, desintoxica, ajuda a digestão e até melhora a aparência da celulite.

“A ação mecânica da escovação a seco é excelente para esfoliar a pele seca e desobstruir os poros no processo de esfoliação. Também ajuda a desintoxicar a pele, aumentando a circulação sanguínea e promovendo o fluxo / drenagem da linfa, o que ajuda muito no tratamento do Lipedema. Além disso, a mulher tem um momento de intimidade consigo mesma e tem o benefício adicional de estimular o sistema nervoso, o que pode ajudar a se sentir revigorada, como costuma acontecer com uma massagem. Mas, é importante passar um bom hidratante depois”, explica o Dr. Daniel Benitti, médico cirurgião vascular especialista em Lipedema, que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

Qual escova devo usar?

escova-para-beneficios-escovacao-a-seco-lipedema-medico-dr-daniel-benitti

Para obter os benefícios da escovação a seco, você deve usar uma escova de banho ou de banho com cerdas duras naturais, de preferência com cabo longo. Algumas cerdas são mais rígidas do que outras e isso depende da sensibilidade e preferência da sua pele. O cabo longo é útil para áreas difíceis de alcançar, como as costas, por exemplo.

Posso escovar a seco com pele sensível ou outras doenças da pele?

Há motivos para cautela em peles sensíveis, mas é possível usar uma escova seca se você tiver pele sensível.

Para que a escovação a seco seja totalmente eficaz, as cerdas geralmente devem ser bem firmes, um obstáculo para quem tem pele sensível. Mas, se a sua pele for muito sensível, você pode tentar uma toalha simples e seca. Isso ainda pode fornecer alguns benefícios, mas não continue se você notar vermelhidão, inchaço ou inflamação.

Além disso, não use em qualquer local que a pele não esteja íntegra, o que inclui cortes, arranhões, lesões, feridas ou queimaduras na pele, incluindo queimaduras de sol. Nunca escove as áreas de infecção, vermelhidão ou irritação geral, inflamação, celulite ou câncer de pele. Pare de escovar a seco se a pele ficar irritada ou inflamada. 

Não use a escova seca no rosto, pois a pele é mais sensível do que no resto do corpo. Se você quer esfoliar o rosto, use produtos e métodos mais suaves que são projetados especificamente para isso. Consulte uma boa dermatologista.

Quando devo escovar a seco?

A melhor hora é pouco antes do banho. Em seguida, você vai lavar as células mortas da pele e a pele escamosa. Certifique-se de aplicar um creme hidratante depois para colocar a umidade de volta em sua pele.

Por que não esfoliar durante um banho quente?

A água quente inflama a pele e até mesmo remove óleos, gorduras e proteínas que mantêm a pele saudável. Isso pode causar vermelhidão e coceira.

Escovar a pele enquanto ela está seca permite que você esfolie e aumente a circulação sanguínea sem tirar a umidade da mesma forma que a água quente do seu banho pode fazer.

Como fazer a escovação?

Você deve estar com a pele seca e com uma escova de cerdas naturais. Comece a partir dos pés e tornozelos fazendo movimentos longitudinais e longos. No tronco e nas costas, faça movimentos circulares. O movimento deve ser na direção de baixo para cima. Pode ser sensível no abdômen, seios e pescoço, então diminua a pressão conforme necessário.

Uma alça longa é útil para que você possa escovar as costas.

Escove as mãos até as axilas e as nádegas até as costas. Algumas passagens sobrepostas por área são suficientes. Se você percorrer uma área por muito tempo, pode realmente quebrar a integridade da pele e causar irritação ou sangramento. Você geralmente faz isso uma vez por dia e toma banho imediatamente depois.

A escovação a seco pode eliminar a celulite e melhorar a digestão?

Embora tenha muita informação na internet e relatos de mulheres dizendo que sim, não há provas científicas bem documentadas de que escovar a pele a seco reduza a celulite e/ou o seu aparecimento ou melhore a digestão.

Lembre-se, certifique-se de começar o processo conhecendo primeiro a sua pele e dando uma olhada para ver se há áreas a serem evitadas. Se você notar qualquer mudança preocupante em sua pele, marque uma consulta com uma dermatologista, especialmente antes de iniciar qualquer mudança em sua rotina de cuidados com a pele.

LEIA TAMBÉM: Magra com pernas gordas? Você deve ter Lipedema!

LEIA TAMBÉM: Lipedema: se você não tem, conhece alguém que tem!

LEIA TAMBÉM: Qual o melhor tratamento para Lipedema?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

to “O friozinho chegou e o banho está cada vez mais quente: devo continuar fazendo a escovação a seco?”

Deixe seu Comentário or Trackback this post.

  1. Mariana Magalhães - 20 de maio de 2021 at 03:30 Reply

    Quem tem lipedema deve fazer compressas quentes ou frias para aliviar a dor e queimação?

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.