O inverno está chegando! Será que este é um bom momento para tratar os vasinhos?

O inverno está chegando! Será que este é um bom momento para tratar os vasinhos?
5 (100%) 3 votes

 

A prevalência de vasinhos é muito grande, mais de 30% das mulheres sofrem com eles e agora é um bom momento para tratá-los.

 

Este ano está passando tão rápido que junho já está chegando e as temperaturas caíram. Nessa época todo mundo aproveita para tirar o casaco do armário e as mulheres dificilmente mostram as pernas. No entanto, logo logo o calor volta e as mulheres têm todo direito de poder mostrar as pernas sem os temíveis vasinhos.

A prevalência de vasinhos é muito grande, mais de 30% das mulheres sofrem com eles e agora é um bom momento para tratá-los. Apesar de não serem perigosos, eles podem causar incômodo estético, dor, coceira e queimação, principalmente se a pessoa ficar longos períodos em pé.

LEIA TAMBÉM: Vasinhos: para que tê-los?

“O melhor a se fazer é já iniciar o tratamento, pois quando a secagem é feita não pode tomar sol por uma semana devido ao risco de manchar. A escleroterapia, popularmente conhecida como aplicação ou secagem de vasinhos é uma excelente opção para casos iniciais e melhora muito a estética das pernas”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e Campinas. O tratamento é efetivo, pouco doloroso e deve ser feito por um profissional experiente e com mão precisas.

LEIA TAMBÉM: Alerta: tratamento de varizes e vasinhos pode ser perigoso se realizado pela pessoa errada.

Algumas pessoas já apresentam melhora na primeira sessão mas, geralmente, são necessárias mais de uma sessão para ter o resultado desejado. Existe também a opção de tratamento dos vasinhos com laser. O aparelho dispara o laser nos vasinhos, que terão sua parede danificada e com isso irão desaparecer. Não há necessidade de incisões ou agulhas, no entanto, deve-se tomar muito cuidado com o tipo de pele e laser pois manchas podem ocorrer principalmente em peles mais escuras ou bronzeadas.

“Algumas pessoas possuem veias que nutrem os vasinhos, por isso, sempre que são identificadas, elas devem ser tratadas antes dos vasinhos, pois são elas que os mantém com sangue e impedem o seu fechamento (esclerose). Esta é a principal causa de não ter sucesso na secagem dos vasinhos”, ressalta o Dr. Daniel Benitti.

LEIA TAMBÉM: Laser para varizes e vasinhos: tudo o que você sempre quis saber!

Para realizar o tratamento de vasinhos não é necessário nenhum preparo especial, jejum, repouso ou exames. A pessoa somente não deve passar cremes e hidratantes no dia da sessão, pois deixam a pele mais oleosa e dificultam a fixação dos curativos.

Em geral cada sessão dura cerca de 20 minutos e não necessita de repouso. Recomenda-se apenas não fazer atividade física no dia e não tomar sol por uma semana após a aplicação para não correr o risco de hiperpigmentar o local. Não é necessário o uso de meias ou faixas elásticas após o tratamento e o procedimento não deve ser realizado em mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Aproveite o tempo que ainda sobra e prepare as suas pernas para o verão. Não deixe para a última hora!

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.