o-que-comer-lipedema-dr-daniel-benitti

O que você come tem um impacto enorme na sua saúde. Principalmente se você tem Lipedema.

 

Alimentação saudável traz benefícios para a saúde
Os hábitos alimentares pouco saudáveis se destacam como um fator de estilo de vida que aumenta o risco de morte associado às doenças crônicas.

 

A sua alimentação pode dizer muito sobre quanto tempo você irá viver e o seu risco de doenças cardiovasculares. As 3 principais causas de morte no mundo, infarto, derrame e diabetes, podem ser evitadas com uma alimentação adequada.

Os hábitos alimentares pouco saudáveis se destacam como um fator de estilo de vida que aumenta o risco de morte associado às doenças crônicas. Numerosos estudos traçam uma linha clara entre o que está em seu prato e a mortalidade.

Um recente estudo identificou que mais de dois terços das mortes relacionadas com doenças cardíacas em todo o mundo podem estar ligadas às escolhas alimentares. Os autores estimaram que 6 milhões de mortes poderiam ter sido evitadas por meio de dietas melhores.

As escolhas de estilo de vida saudável reduzem o risco de derrame em 80%, segundo outro recente estudo. A dieta foi identificada como o principal fator causador de derrame!

Os maus hábitos alimentares contribuíram para quase metade das mais de 700 mil mortes revisadas como parte de um outro recente estudo, causadas por doenças cardiovasculares, derrame cerebral e diabetes tipo 2.

“Cada um destes estudos evidencia o mesmo que vemos nas mulheres com Lipedema: a alimentação tem um impacto enorme na inflamação. A diferença é qual local do corpo inflama. A alimentação é o melhor e o pior remédio que qualquer pessoa pode utilizar diariamente. As escolhas e orientações são fundamentais para uma vida saudável. A alimentação correta pode realmente melhorar a sua saúde e diminuir o risco de desenvolver qualquer doença crônica”, indica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular médico especialista em Lipedema, que atende em São Paulo, Campinas e a distância.

LEIA TAMBÉM: Dicas alimentares que diminuem a inflamação

Alimentos que você deve evitar

Os estudos identificam alguns culpados comuns em dietas pobres que há muito tempo são associadas a influenciar a saúde do coração e o metabolismo. A ingestão excessiva de sódio / sal está entre as principais preocupações.

Alimentação saudável Lipedema com diminuição do sal

Embora o sódio seja um nutriente essencial para o corpo, uma quantidade excessiva pode causar pressão alta (hipertensão) e danos às artérias que sobrecarregam o coração. A hipertensão é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.

O brasileiro consome mais de 3g de sódio por dia! Mas as recomendações são para limitar a ingestão de sódio a menos de 2,3 g por dia.

Contudo, não é apenas uma questão de tirar o saleiro da mesa dos bares e restaurantes. Temos muitos alimentos com o sódio escondido. Refrigerante, bebidas açucaradas e alimentos processados, principalmente carnes e embutidos, apresentam muito sódio e são tão maléficos para o organismo como os alimentos ricos em gorduras saturadas.

LEIA TAMBÉM: 7 lanches rápidos que você nunca deveria comer

Alimentos que você deve consumir

Alimentação saudável Lipedema

O caminho para uma alimentação mais saudável começa nas frutas e vegetais. A dieta média dos brasileiros é muito abaixo da desejada. A qualidade e variação dos alimentos é muito baixa, sem falar na baixa ingesta de fibras, mas com alto consumo de carboidratos.

Dietas mais saudáveis, como a mediterrânea, também apresentam mais grãos integrais, nozes e frutos do mar, como salmão e atum, que são ricos em ácidos graxos ômega-3, de acordo com vários estudos.

Esses e muitos outros estudos servem de alerta para as pessoas fazerem uma reeducação alimentar caso queiram viver bem e melhor.

Uma pequena ação pode fazer um impacto enorme na população!

LEIA TAMBÉM: 7 alimentos que você deveria comer diariamente

LEIA TAMBÉM: Você come praticamente todos os dias a mesma coisa?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.