prejuizos-celular-a-noite-sono-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

O uso do celular a noite pode estar acabando com o seu sono

O uso do celular a noite pode estar acabando com o seu sono
5 (100%) 6 votes

 

prejuizos-celular-a-noite-sono-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
O que pode parecer um hábito inofensivo, como deitar na cama e usar o telefone, pode realmente ter um grande impacto na saúde geral, ao acabar com a qualidade do sono. (imagem: revista visão)

 

O celular virou o melhor amigo e fiel companheiro das pessoas no mundo moderno. Provavelmente o seu aparelho fica ao seu lado o dia inteiro e a noite quando você vai dormir. Ou seja, você pode atender chamadas, mensagens de texto, navegar nas redes sociais e responder e-mails a qualquer momento.

Para alguns estar sempre conectado é ótimo! Mas não é bem assim…

“As pessoas não percebem como o uso de celulares e tablets afeta a qualidade do sono e a saúde do cérebro. O que pode parecer um hábito inofensivo, como deitar na cama e usar o telefone, pode realmente ter um grande impacto na saúde geral, ao acabar com a qualidade do sono”, alerta o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

Os celulares modernos ou smartphones foram projetados para nos tornar mais produtivos e facilitar as nossas vidas, além de nos entreter, navegar e fornecer informações. Mas, quando é hora de apagar as luzes e ir dormir, a última coisa que nosso cérebro precisa é de mais informações e entretenimento! Afinal, verificar o telefone estimula o cérebro para que fique mais ativo e acordado.

O que pode tornar esse hábito ainda pior é sentir a necessidade de estar constantemente conectado e disponível.

Sua mente pode permanecer ativa e envolvida por muito tempo depois que você acessa as mídias sociais ou responde a alguns e-mails de trabalho. Ir para a cama e adormecer deve ser uma experiência tranquila, feliz e relaxante. Envolver-se com o telefone muito perto da hora de dormir pode afetar negativamente esses sentimentos.

LEIA TAMBÉM: Você não larga o celular e está com dores no pescoço, ombros e polegar?

LEIA TAMBÉM: Por que temos a falsa sensação de que o celular está vibrando?

LEIA TAMBÉM: TV, tablets e celulares fazem mal para crianças?

Luz

A luz azul que o celular ou tablet emite não é ruim apenas para a visão, mas também para o cérebro. Estudos encontraram uma correlação entre os níveis baixos de melatonina e a exposição à luz azul. A melatonina é um hormônio responsável por controlar o ciclo de sono-vigília. Então, quando o seu corpo fica sem energia, você pode sentir insônia, cansaço durante o dia e irritabilidade.

A luz azul do telefone é uma cor artificial que imita a luz do dia. Isso pode ser ótimo pela manhã e a tarde, pois pode fazer com que você se sinta mais alerta, mas é exatamente o oposto do que você precisa a noite.

A exposição à luz azul pode afetar o relógio interno do corpo e eliminar seu ritmo circadiano, que está em sintonia com a luz e a escuridão. É por isso que você se sente mais cansado à noite quando o sol começa a se pôr e mais energizado pela manhã quando está claro.

“Existem óculos que filtram a luz azul, mas o ideal é não utilizar o celular após as 18h. A luz é filtrada, contudo o excesso de informações continua estimulando o cérebro mais do que deveria”, complementa o Dr. Daniel Benitti.

O telefone foi projetado para facilitar a sua vida e entretê-lo, mas o que realmente está acontecendo à noite antes de dormir é exatamente o oposto. Ele está te distraindo, te mantendo acordado, estimulando o seu cérebro e retardando o sono REM.

LEIA TAMBÉM: Dificuldade para dormir? Tente estas dicas antes de usar remédios tarja preta.

O que fazer?

Se você é um usuário de tecnologia e mídias sociais, é importante definir algumas regras básicas para o uso mais perto da hora de dormir.

É essencial estabelecer uma rotina de descontração na hora de dormir e desencorajar atividades que possam causar ansiedade ou uma alta resposta emocional.

Não use o celular, tablet ou tv 1 hora antes do seu momento de sono. Isso irá ajudar o seu cérebro a descansar.

Se você está realmente lutando para limitar o tempo de tela antes de dormir, tente colocar o seu telefone em uma sala diferente e investir em um rádio-relógio para sua mesa de cabeceira.

Além disso, há opções no telefone para configurá-lo no “modo noturno” ou “inversão de cores” para minimizar as distrações e as notificações que podem te ajudar a adormecer.

LEIA TAMBÉM: Por que ter um médico de confiança?

LEIA TAMBÉM: A importância do check-up vascular

LEIA TAMBÉM: O que o angiologista e cirurgião vascular trata?

Para consulta e agendamento com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.