Os melhores alimentos para dores nas articulações

Os melhores alimentos para dores nas articulações
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Alimentação pode auxiliar no tratamento de dores articulares.

 

Se você sente dores nas articulações, provavelmente está tomando remédios para aliviar a inflamação e a rigidez matinal. Contudo, você sabia que, segundo estudos, certos alimentos, temperos e suplementos podem auxiliar os medicamentos?

Abaixo, o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas, dá dicas do que você deve comer para ajudar no tratamento das dores articulares. Confira!

Dieta do Mediterrâneo

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A Dieta do Mediterrâneo apresenta diversos benefícios para a saúde, inclusive para as dores nas articulações.

Além de melhorar a saúde cardiovascular, a Dieta do Mediterrâneo apresenta diversos benefícios para a saúde como um todo, alguns equivalentes aos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs).

Esse tipo de alimentação consiste em um alto nível de frutas, legumes e leguminosas com baixo índice glicêmico, contendo elevado teor de gorduras insaturadas, principalmente azeite, complementado por uma pequena quantidade de álcool, sob a forma de vinho. Ainda é indicado o consumo de moderado a alto de peixe e um baixo nível de produtos lácteos e carne vermelha.

De acordo com um recente estudo, também há correlações entre a Dieta do Mediterrâneo e a melhora da dor em pacientes com osteoartrite.

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Ômega-3

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O ômega-3 tem benefícios anti-inflamatórios e para a dor nas articulações.

Pesquisas sobre o consumo de ômega-3 mostram que ele tem benefícios anti-inflamatórios e é particularmente útil para a dor nas articulações.

As fontes naturais de óleo de peixe incluem peixes de água fria, como salmão, truta e sardinha. Já as fontes vegetarianas incluem semente linho, chia e soja orgânica, porém em proporções mais baixas.

Um estudo australiano realizado em 2008 é um dos muitos que mostram que o óleo de peixe reduz a dor nas articulações, aumenta a saúde cardiovascular e diminui a necessidade de AINEs.

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Vegetais crucíferos

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Os vegetais crucíferos ajudam as pessoas que exercem muita pressão sobre as articulações.

Eles são nutritivos e repletos de antioxidantes, vitaminas e fibras. O ideal é comer meia xícara de um vegetal crucífero todos os dias. Eles incluem: brócolis, rúcula, couve-flor, couve, repolho, agrião, mostarda e nabo. Além de ajudar quem tem diabetes, pode ser útil para atletas que exercem muita pressão sobre as articulações.

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Especiarias e ervas

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Especiarias e ervas, como o açafrão e o gengibre, possuem benefícios anti-inflamatórios.

Açafrão e gengibre, por exemplo, são especiarias conhecidas por seus benefícios anti-inflamatórios. Segundo um estudo realizado em 2006, a cúrcuma presente no açafrão previne artrite reumatoide e osteoporose.

Chá verde

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O chá verde ajuda no tratamento da artrite.

O chá verde é uma das bebidas mais consumidas no mundo e os efeitos para a saúde são objetos de muitas pesquisas. Um estudo de 2008 mostrou, experimentalmente, que ele induz mudanças na resposta imune relacionada à artrite. Sem contar que os compostos polifenólicos presentes na bebida possuem propriedades anti-inflamatórias e demonstraram ser um complemento eficaz ao tratamento da dor.

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Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

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  1. Manuela Jobst - 24 de julho de 2019 at 11:19 Reply

    Olá Dr!

    Gostaria de saber se o senhor tem uma opinião formada sobre o uso de colágeno tipo 2 ou glucosamina para recuperação articular.

    No pubmed há diversas referências sobre vitamina K2 também.

    Att,
    Manuela Jobst

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