oximetro-de-pulso-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas

Quem deve comprar um oxímetro de pulso para medir os níveis de oxigênio no sangue?

oximetro-de-pulso-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
O oxímetro de pulso mede a quantidade de oxigênio no sangue.

Primeiro, veio o álcool em gel. Depois as máscaras faciais. Agora fala-se e pergunta-se bastante sobre o oxímetro de pulso, um dispositivo médico que é colocado no dedo para medir a quantidade de oxigênio no sangue.

Mas será que todo mundo precisa comprar um?

O oxigênio é o combustível que o corpo precisa para funcionar. Quando insuficiente no sangue, pode interferir na função do coração e do cérebro.

“Algumas pessoas com COVID-19 têm oxigênio no sangue perigosamente baixo, mesmo que não sintam falta de ar. Estamos vendo relatos de ‘hipóxia silenciosa’ ou baixos níveis de oxigênio em alguns pacientes sem sintomas graves”, explica o Dr. Daniel Benitti, cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas.

LEIA TAMBÉM: Coronavírus: como saber quais atividades são seguras e quais são arriscadas?

LEIA TAMBÉM: Exercício regular pode prevenir SDRA: uma das principais causas de morte da covid-19

LEIA TAMBÉM: Por que tomar cuidado com o consumo de álcool neste período de quarentena?

Quem deveria comprar um oxímetro de pulso?

1.Se você foi diagnosticado com COVID-19

coronavirus-covid-19-positivo-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas.jpg
Testou positivo para covid-19, o oxímetro de pulso é interessante. (imagem colmeia.am)

Se você pegou o vírus e está se recuperando em casa, um oxímetro de pulso pode fornecer alguns dados importantes para compartilhar com o seu médico. Se os seus níveis de oxigênio caírem muito, ele poderá solicitar que você faça mais exames ou procure um hospital.

2.Se você é profissional da saúde

coronavirus-covid-19-profissionais-de-saude-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Aos profissionais de saúde, o oxímetro de pulso é importante.(imagem dreamstime)

Os profissionais da saúde estão mais expostos ao coronavírus. Nem todos estão sendo testados e o teste apresenta resultados falso negativos. Qualquer alteração do olfato ou de saturação de oxigênio deve ser valorizada e o profissional afastado das atividades.

3.Se você não possui COVID-19, mas tem outras condições médicas

coronavirus-covid-19-doencas-cronicas-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas
Aos portadores de doenças crónicas, o oxímetro de pulso é válido.(imagem viva.rituaali)

A compra de um oxímetro de pulso pode ser uma boa ideia se você tiver doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares e pressão alta. Nesses casos, é útil fazer o monitoramento em casa para que você possa reunir mais informações para fornecer ao seu médico, caso tenha algum sintoma.

Se você é saudável…

Se você é saudável e não apresenta sintomas de COVID-19, um oxímetro de pulso não é um item necessário.

“As pessoas não precisam sair comprando oxímetro de pulso. Temos de tomar cuidado para não  repetir a compra exagerada de papel higiênico e máscaras N95, pois pode haver escassez. Temos de garantir que estes itens sejam utilizados por quem realmente precisa, incluindo as pessoas com doenças pulmonares crônicas, que precisam realizar o monitoramento em casa”, indica o Dr. Daniel Benitti.

Como comprar?

Os oxímetros de pulso são fornecidos em uma ampla variedade de formas e preços. Compre um com registro ANVISA, de uma loja ou site respeitável, como uma farmácia ou fornecedor de dispositivos médicos.

Não compre de sites com entrega internacional. Além de demorar para chegar, a chance de ele não ter a entrada permitida no país é grande!

Alguns relógios inteligentes e rastreadores fitness também medem a saturação de oxigênio no sangue, mas eles podem não ser tão confiáveis quanto os dispositivos médicos.

Mas, qual é o valor de oxigênio considerado baixo?

Uma saturação saudável de oxigênio normalmente fica acima de 90%. Se o seu número estiver abaixo disso, avise o seu médico ou procure um hospital.

“As pessoas com quadros mais graves necessitam de oxigênio e comprovadamente têm benefício do uso de corticóide com prescrição médica”, alerta o Dr. Daniel Benitti.

Lembre-se, também, que baixo oxigênio é apenas um sinal de COVID-19. Mesmo se você tiver um nível saudável de oxigênio no sangue, não ignore outros sintomas possíveis, como tosse ou falta de ar.

Juntos e unidos iremos superar este momento difícil!

LEIA TAMBÉM: Use máscara, mesmo sem sintomas da covid-19. Saiba por que e quais cuidados tomar