Perguntas e respostas rápidas sobre varizes

Perguntas e respostas rápidas sobre varizes
5 (100%) 3 votes

 

laser-varizes-cirurgiao-vascular-dr-daniel-benitti
As varizes atingem 70 % da população com até 70 anos de idade. (imagem news.health)

 

Milhões de brasileiros apresentam varizes, tanto homens como mulheres, independentemente da região do país. Alguns possuem veias pequenas (os famosos vasinhos), enquanto outros sofrem com veias maiores, que podem, inclusive, sangrar e gerar ferida.

A dor também varia de pessoa para pessoa. Algumas, inclusive, se queixam de câimbras, mas não imaginam que as varizes podem ser a causa desse problema. Apesar disso, ninguém morre por conta das varizes, contudo elas podem representar um sinal de outras doenças mais graves, sendo extremamente importante o tratamento com um cirurgião vascular experiente no assunto.

Confira abaixo algumas informações rápidas, porém importantes, sobre varizes que podem ajudar na compreensão dessa enfermidade. Por isso, preste atenção e compartilhe.

O que são varizes?

Varizes são dilatações das veias do corpo humano. As mais comuns são as dos membros inferiores.

LEIA TAMBÉM: Mitos e verdades sobre as varizes

LEIA TAMBÉM: Por que as varizes vão além da questão estética?

Qual a diferença entre vasinhos e varizes?

Os vasinhos são veias de pequeno calibre (de 1 a 2 mm), de cor vermelha e que se localizam na pele. Elas causam poucos sintomas, mas incomodam muito as mulheres do ponto de vista estético. Muitas vezes eles podem ser nutridos por veias de calibre maior, que são as varizes. Elas, por sua vez, perdem a função de retornar o sangue ao coração, devido ao enfraquecimento de suas paredes.

Quem tem varizes?

As varizes atingem 70 % da população com até 70 anos de idade.

O principal fator é a genética, ou seja, a doença é passada de geração para geração. Dados mostram que 50% das pessoas com história familiar irão desenvolver varizes.

Em seguida, as mulheres são as mais prejudicadas. O motivo são os hormônios femininos que diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos. Por isso, reposição hormonal e métodos anticoncepcionais podem ajudar com que as varizes apareçam antes da hora.

Além disso, a obesidade, o sedentarismo e algumas profissões que fazem com que a pessoa permaneça muito tempo em pé também são importantes fatores de risco para varizes.

LEIA TAMBÉM: Varizes pélvicas

LEIA TAMBÉM: Varizes na gravidez

Quais as opções de tratamento?

Para o tratamento dos vasinhos pode-se realizar:

  • Aplicação com injeções, chamada de escleroterapia, no qual é realizada a aplicação de glicose hipertônica, ou outros agentes esclerosantes, com agulhas extremamente finas e afiadas. O procedimento gera pouca dor ao paciente, podendo ser realizado no consultório do cirurgião vascular;
  • Tratamento com laser, no qual são realizados disparos com uma frequência específica para vasinhos, também podendo ser feito no consultório.

As veias de maior calibre são tratadas por meio de cirurgia. Para o procedimento são realizadas microincisões e a retirada das veias é feita com agulhas específicas. A recuperação do paciente é rápida e a cicatriz residual é mínima, já que não são necessários pontos.

Em alguns casos é preciso realizar o tratamento da veia safena, por meio de laser ou radiofrequência. Para isso, é introduzido um cateter dentro da veia safena, que promove o fechamento da mesma por meio da emissão de energia local. Esse tipo de tratamento é mais vantajoso, pois é minimamente invasivo e proporciona uma recuperação mais rápida e com menos hematomas.

LEIA TAMBÉM: Causas e tratamentos para os vasinhos

LEIA TAMBÉM: Laser para varizes e vasinhos

Com quem devo tratar?

Lembre-se que a saúde é o seu bem mais precioso. Procure um cirurgião vascular com conhecimento no assunto para garantir o melhor resultado possível. Informe-se e tenha referências sobre o profissional que irá tratar o problema. Quanto maior o conhecimento e capacidade técnica do médico, maiores são as chances de um tratamento efetivo, tanto do ponto de vista estético, quanto funcional. Não brinque com a sua saúde, pois a vítima sempre será você.

 

Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas, à Rua José Paulino, 2233 – Vila Itapura, e em São Paulo, à Rua Oscar Freire, 2250 – T9/T10.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

4 comments to “Perguntas e respostas rápidas sobre varizes”

Deixe seu Comentário or Trackback this post.

  1. jessica nascimento - 25 de abril de 2018 at 13:15 Reply

    Oi doutor por favor me ajude eu tenho 22 anos e eu ja tinha varizes em minha perna mas tive bb recentemente e pos parto minhas varizes da perna ficaram duras e doendo ao tocar o que pode ser ?

  2. Maria Inês - 26 de janeiro de 2019 at 09:41 Reply

    Posso fazer aplicação nas varicosas sem ter feito a cirurgia??

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.