Perguntas frequentes sobre varizes

Perguntas frequentes sobre varizes
5 (100%) 2 votes

 

perguntas-e-respostas-sobre-varizes-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-campinas
Toda pessoa com varizes tem indicação para realizar o tratamento, tanto pelo quesito funcional, quanto pelo estético. Mas, é fundamental uma avaliação por um cirurgião vascular com experiência no assunto.

 

Pergunta: As varizes são uma doença grave?

Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti: Geralmente as varizes não são um problema grave, mas podem indicar outra complicação de saúde. Devido aos riscos associados às varizes, o ideal é que toda pessoa que apresente varizes e/ou vasinhos consulte um cirurgião vascular para uma avaliação.

LEIA TAMBÉM: Por que as varizes vão além da questão estética?

LEIA TAMBÉM: Mitos e verdades sobre as varizes

Pergunta: Eu sou uma boa candidata ou um bom candidato para o tratamento de varizes e vasinhos?

Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti: Toda pessoa com varizes tem indicação para realizar o tratamento, tanto pelo quesito funcional, quanto pelo estético. No entanto, os pacientes que já tiveram trombose ou apresentam um risco maior para o procedimento devem ser muito bem avaliados para que o melhor tratamento seja indicado.

Quanto aos vasinhos (teleangectasias), é importante avaliar se eles apresentam nutrição de alguma veia. Quando isso acontece é necessário primeiramente tratá-la, para depois secar os vasinhos. Muitas pessoas não apresentam resultado ao realizar o tratamento de vasinhos por este motivo.

É importante lembrar que as mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem realizar o tratamento dos vasinhos, por menos invasivo que seja.

LEIA TAMBÉM: Varizes na gravidez

Pergunta: Como o tratamento é realizado?

Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti: O tratamento está cada vez menos invasivo, proporcionando uma recuperação rápida e com menos dor. Entretanto, antes de tudo, ele deve ser individualizado, pois algumas pessoas possuem apenas as varizes, outras apresentam só os vasinhos, em alguns casos, o paciente tem tanto varizes, quanto vasinhos, e algumas pessoas precisam tratar a veia safena. Desta forma, é fundamental uma avaliação por um cirurgião vascular experiente no assunto para encontrar a melhor forma de tratamento.

LEIA TAMBÉM: Laser para varizes e vasinhos

LEIA TAMBÉM: Secagem de vasinhos

Pergunta: O tratamento é doloroso?

Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti: Geralmente, o tratamento de varizes e vasinhos é minimamente invasivo e superficial, causando um ínfimo desconforto. Além disso, no caso dos vasinhos não é necessário repouso.

SAIBA MAIS SOBRE VARIZES.

Pergunta: As varizes e os vasinhos podem reaparecer?

Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti: Uma vez tratados, as varizes e os vasinhos não vão reaparecer. No entanto, outras varizes e outros vasinhos podem surgir com o passar do tempo. Porém, medidas podem ser tomadas para prevenção.

Pergunta: Como eu posso prevenir as varizes?

Cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti: Praticar exercícios físicos que fortalecem as panturrilhas (consideradas os corações das pernas e que ajudam a bombear o sangue de volta ao coração) impede que o sangue acumule nas pernas. O uso de meia elástica também é muito importante para melhorar os sintomas e ajudar na prevenção de varizes. No entanto, seu uso deve ser feito apenas com prescrição médica. Outra indicação é evitar permanecer longos períodos em pé.

Pergunta: Como eu marco uma consulta?

O cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti atende em Campinas, na Rua José Paulino, 2233 e em São Paulo, na Rua Oscar Freire, 2250, T9/T10.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em Campinas, ligue para (19) 3233-4123 ou (19) 3233-7911.

Para consultas com o Dr. Daniel Benitti em São Paulo, ligue para (11) 3081-6851.

Caso prefira, entre em contato diretamente com ele via e-mail:

Sobre o Autor: Dr. Daniel Benitti

Médico formado pala Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), com Residência em Cirurgia Geral e em Cirurgia Vascular e Endovascular no Hospital das Clínicas da USP. veja mais aqui

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.